Estado apresenta demandas e ações de ciência e tecnologia em Brasília 27/10/2023 - 15:00

Representantes do Governo do Estado participaram de reuniões, em Brasília, nesta semana, para tratar de temas ligados à ciência e tecnologia. Entre as demandas apresentadas estão a estruturação de um sistema único de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a prospecção de recursos, por meio de emendas parlamentares, para o projeto de construção de uma fábrica de vacinas em Maringá, na região Noroeste.

Os recursos são prospectados, também, para o Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, denominado Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni).

Profissionais das secretarias de Ciência e Tecnologia de 16 estados e do Distrito Federal participaram da reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados. Os gestores apresentaram demandas e reforçaram a necessidade da criação de um sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para organizar fontes de financiamento e destinar recursos para ampliar as ações inovadoras em todo o Brasil.

Para o secretário estadual do Paraná, Aldo Nelson Bona, o desenvolvimento socioeconômico está associado aos avanços científicos e tecnológicos. “O principal desafio é transformar ciência e tecnologia em inovação, ou seja, impactar a vida dos cidadãos e da sociedade, contribuindo para o crescimento do país”, explicou.

A estruturação de um sistema e uma política nacional nessa área pode potencializar projetos em todo o Brasil. “Para superar esse desafio, continuamos dialogando com o Legislativo e o Executivo federal, buscando efetivamente uma política e um sistema nacional único de CTI. Atualmente, a produção de ciência e tecnologia posiciona o Brasil em 13º no ranking mundial, mas ainda muito aquém em inovação”, salientou o secretário.

DEMANDAS – Os recursos estão sendo articulados junto aos parlamentares para projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no âmbito do programa Ageuni, por meio das sete universidades estaduais. Esses estudos terão impacto em diferentes segmentos, como microempresas e microempreendedores individuais, pequenas, médias e grandes empresas, cooperativas, municípios e outras organizações.

O programa Ageuni é coordenado pela Seti e tem como objetivo aumentar a competitividade empresarial e agregar tecnologia aos processos de produção de bens e serviços. Nesta semana, por exemplo, foram anunciados 67 projetos que serão desenvolvidos no âmbito da Ageuni em todas as regiões do Paraná.

Outra demanda apresentada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) consiste em uma nova fábrica de vacinas para diversificar o portfólio de produção de insumos para o Ministério da Saúde, com foco nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).