Estado capacita servidores para expandir utilização da metodologia BIM nas novas obras 29/03/2023 - 14:20

O Governo do Estado promove nesta semana uma capacitação de servidores públicos para a utilização do BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem da Informação da Construção. O lançamento do curso, nesta terça-feira (28), reuniu 230 servidores presencialmente e 240 online. A organização envolve a Escola de Gestão, as secretarias de Infraestrutura e Logística e Inovação, Modernização e Transformação Digital, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

O BIM é uma metodologia inovadora que permite a criação de projetos inteligentes a partir da simulação e construção virtual de empreendimentos. Isso garante mais assertividade na execução de obras ao simular diferentes soluções e corrigir possíveis erros. As vantagens do BIM são inúmeras. A modelagem colabora para sustentabilidade através de análises de eficiência, impactos técnicos e financeiros, assim como permite a comunicação através de ferramentas tecnológicas utilizadas pelos setores envolvidos com arquitetura, engenharia e construção.

Grandes obras anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no pacote de R$ 3,4 bilhões de investimento, o maior da história do Paraná, utilizarão o BIM. Entre elas estão a construção da Ponte de Guaratuba, o Viaduto do Catuaí, em Maringá, e a pavimentação da PR-092 até Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba. O novo modelo de concessão dos pedágios também será beneficiado pelo sistema.

Um exemplo recente de sucesso da utilização do BIM foi a restauração da PRC-280 em whitetopping, em Palmas, que será inaugurada nesta quinta-feira (30), e que virou referência de engenharia nacional.

O objetivo do Capacita BIM PR é qualificar os servidores públicos das áreas técnicas de arquitetura, engenharia e construção do Governo do Estado para elaborar, contratar e/ou fiscalizar estudos, projetos e obras utilizando a metodologia, visando atender a Estratégia BIM PR, bem como a determinação da adoção gradual do BIM nas instituições públicas até 2025.

“A intenção é capacitar cada vez mais os servidores. O curso tem um conjunto de módulos previsto ao longo deste ano. O BIM é a transformação digital das obras públicas. A metodologia muda o processo de elaboração e construção de obras porque inclui construção virtual, com visualização em 3D, assim como de um conjunto de informações precisas que ajudam a controlar a obra”, comentou a diretora de Gestão de Inovação da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Lorreine Vaccari.

O BIM envolve todo o ciclo de vida do empreendimento, desde o estudo de viabilidade até os processos de manutenção e gerenciamento de ativos. É uma forma de garantir maior transparência aos processos licitatórios e otimizar os procedimentos de fiscalização de projetos e obras, bem como, de gestão de ativos.

“O BIM existe desde a década de 70, mas este processo está ganhando muito mais corpo, velocidade e mais espaço no Governo do Estado. Ele é usado tanto para a esfera pública quanto para a área privada. Estamos qualificando os servidores estaduais para implantar uma inovação real, do outro lado temos a iniciativa privada que entra, majoritariamente, como prestadora de serviço, por isso é fundamental que os dois estejam juntos”, completou.

Outros exemplos no Estado são os Condomínio de Idosos, desenvolvidos pela Cohapar, e as agências de engenharia ligadas às universidades estaduais (Projetek), que vão utilizar a metodologia para ajudar projetos de cidades com até 30.000 habitantes. “O Paraná puxa essa frente na gestão pública, está mais adiantado, fazendo obras e comprando softwares, trabalhando de forma compatível com a realidade de cada Secretaria”, destaca o coordenador de projetos da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Thiago Marcelino.

“Nossa função é divulgar a metodologia. Ela precisa alcançar todo o Estado e pode chegar nas prefeituras. Ela facilita desde a parte da construção da obra até a parte da manutenção, depois que ela já foi executada”, finalizou.

CAPACITA – Os três primeiros módulos do curso estão sendo ministrados pela PGE, Secretaria de Infraestrutura e Logística, Cohapar, Tecpar e DER/PR. Os temas abordados são Sensibilização (Módulo 1), cujo objetivo é informar e conscientizar gestores e técnicos sobre os avanços da tecnologia no Brasil e no mundo; Alinhamento Conceitual (Módulo 2), que cobrirá os principais conceitos técnicos relacionados ao tema; e Elaboração de Edital e Termo de Referência para a Contratação de Projetos em BIM (Módulo 3), com foco na atuação prática dos servidores.

BIM – BIM é definido como uma metodologia de trabalho baseada em processos colaborativos e interdisciplinares. Pode ser usada por profissionais de diversas áreas, como arquitetura e urbanismo, engenharias, tecnologia da informação e comunicação, por meio de diferentes plataformas tecnológicas que possibilitam a construção virtual e a simulação de empreendimentos. É muito utilizada em países como Chile, Singapura, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros.