Estado reúne especialistas para debater ações dos museus universitários no pós-pandemia 22/06/2021 - 11:41

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) reuniu, nesta segunda-feira (21), pesquisadores especialistas em museus para debater as perspectivas dos espaços no período pós-pandemia. Ao todo, o Paraná possui 14 museus universitários nas cidades de Ponta Grossa, Londrina, Apucarana, Campo Mourão, Guarapuava, Maringá, Jacarezinho e Curitiba.

A iniciativa, que integra I Fórum Permanente de Discussões dos Museus Universitários, é realizada pela Rede de Museus e Centros de Memórias Universitários do Paraná, em parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR). O fórum tem o objetivo construir uma nova política estadual do setor que viabilize recursos orçamentários e humanos para as instituições.

O debate foi mediado pelo assessor para Museus e Cultura da Seti, Renê Wagner Ramos e contou com a participação de pesquisadores das Universidades Estaduais do Paraná e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os museus são importantes espaços culturais e de memória, além de fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. “Nesse momento em que vivemos, os museus e centros de memória passam por um processo de adaptação. Esse debate é necessário para que possamos repensar o papel desses locais, que possuem uma importância fundamental na cultura, ensino, pesquisa e extensão universitária”, destaca Ramos.

O diretor do Museu Campos Gerais, vinculado à UEPG, Niltonci Batista Chaves ressaltou a expressividade do número de museus universitários no Estado. “A criação de uma rede de Museus Universitários paranaenses se faz necessária pela característica do nosso sistema, atendendo as necessidades acadêmicas, políticas e institucionais”.

MUSEOLOGIA – Autorizado em 2019, o curso de Museologia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é o primeiro do Estado nessa área. A graduação atende a uma demanda de profissionais, valorizando a preservação da memória científica e cultural. Segundo o Conselho Federal de Museologia (Cofem), no Brasil, há apenas 13 cursos de graduação e quatro cursos de pós-graduação em Museologia.

“A Museologia é um dos pilares desse momento de valorização dos espaços de memória. No curso é ofertada uma formação técnica, precisa e que fortalece todas as áreas ligadas a esse campo de estudo”, ressalta Ramos.