Estado vai estudar incorporação do Centro Universitário de União da Vitória pela Unespar 27/03/2024 - 15:50

Confira o áudio desta notícia

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) a elaborar um estudo de uma possível incorporação por parte da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) dos cursos ofertados pelo Centro Universitário Municipal de União da Vitória (Uniuv), no município da região Sul. A liberação aconteceu nesta quarta-feira (27) em uma reunião do governador com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e o líder do Governo na Assembleia, deputado estadual Hussein Bakri.

“Autorizei o início dos estudos para que a Unespar possa incorporar essa universidade de União da Vitória, que já existe há muito tempo e que, agora, dependendo dos estudos e da decisão do conselho da própria Unespar, pode ser incorporada para atender não só União da Vitória, mas os jovens de toda aquela região”, ressaltou o governador.

Ratinho Junior lembrou que o Paraná é o estado que mais investe proporcionalmente no ensino superior. No começo de março, o Estado anunciou orçamento recorde de R$ 708,9 milhões para o financiamento de projetos e programas estratégicos na área de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Pela importância que a Unespar tem para o Estado, sabendo da importância que ela vai trazer para aquela região de União da Vitória, poderemos ter grandes avanços nessa parceria”, disse o governador.

O deputado Hussein Bakri comemorou a autorização. “Com esse estudo, vai ficar nas mãos da Unespar essa oportunidade de realizar esse grande sonho para a comunidade de União da Vitória de oferecer cursos superiores gratuitos e de qualidade”, avaliou.

INCORPORAÇÃO – A Uniuv é municipal, mas por ter sido constituída antes da Constituição de 1988 ela cobra mensalidade. Se for incorporada à Unespar, os cursos passarão a ser gratuitos dentro da rede de ensino superior do Estado. Mas para isso o conselho da própria Unespar precisa aprovar a incorporação.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, explica que o estudo autorizado pelo governador deve ser concluído até o fim de abril, uma vez que já há orçamento para a incorporação. É esse estudo que será apresentado para aprovação do conselho da Unespar. “O que temos como expectativa é de que o conselho da Unespar possa até o fim desse primeiro semestre tomar as providências necessárias para que em 2025 a oferta dos cursos já seja feita pela própria Unespar”, detalhou o secretário.

A Uniuv tem 14 cursos superiores. Caso a incorporação realmente ocorra, Bona explica que haverá um período de transição, no qual serão mantidos por um tempo os professores e funcionários do centro universitário até que o Estado reponha o quadro com servidores concursados. Além disso caso o conselho opte não incorporar todos os cursos da Uniuv, a Unespar vai manter os alunos já matriculados dos cursos que serão extintos até que se formem.