Estaduais do Paraná aparecem entre as melhores em novo ranking THE 10/05/2018 - 15:58

As universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Londrina (UEL) e Maringá (UEM) estão entre as 360 melhores universidades dos países emergentes segundo a avaliação divulgada, no último dia 9, pela publicação britânica Times Higher Education (THE). O ranking leva em consideração instituições de 42 países incluindo as nações do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O Brasil mantém seu status como a terceira melhor representação do grupo dos emergentes.

A UEPG ficou posicionada entre as 300 melhores instituições, seguida pela UEL que aparece entre a posição 301 e 350 e a UEM que ocupa a 351ª posição. Das universidades brasileiras, a melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), ocupando a 14ª posição, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 33ª, e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, na 61ª colocação.

Na avaliação são levados em conta indicadores de performance do World University Ranking, observando-se itens como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

Para tanto, os indicadores são direcionados para refletir as prioridades de desenvolvimento das universidades em economias emergentes. Também são verificados no ranking informações gerais sobre as instituições; alunos matriculados, presença de estudantes estrangeiros e de bolsistas.