Estudante da UENP é finalista do Projeto Jovem Inovador 03/09/2008 - 11:13

Um estudante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) é um dos dois finalistas do Projeto Jovem Inovador. Os nomes dos dois primeiros classificados da primeira etapa do Projeto Jovem Inovador foram divulgados nesta terça-feira (02), pelo Canal Rural, direto da Expointer 2008, em Esteio (RS). O concurso vai premiar iniciativas que propõem soluções e alternativas para as áreas rurais brasileiras e a segunda etapa de inscrições vai até 18 de setembro.
Na categoria Graduação, o finalista é da UENP e o tema é Semeadora de Fita. O projeto é do estudante Mateus Marrafon Nicolosi e tem como objetivo facilitar o manejo da cultura, além de aumentar a velocidade no plantio com distribuição milimétrica das sementes no solo. Sexta universidade do Paraná, a UENP é vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação no último dia 08 de agosto, e reuniu cinco faculdades estaduais localizadas em Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio.
Na categoria Escola Técnica, o projeto finalista é da Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé, do Rio Grande do Sul, com o tema Implantação do Carneiro Hidráulico nas Propriedades dos Alunos da Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé. A iniciativa é da aluna Lúcia Girardi e tem como objetivo reduzir os custos com o bombeamento de água nas pequenas propriedades rurais.
Ao todo serão selecionados oito trabalhos e dois grandes vencedores, que serão conhecidos no final do ano. Os projetos divulgados nesta terça serão temas do programa Técnica Rural dos dias 27 de setembro e 04 de outubro.
Nova fase de inscrições
O Projeto Jovem Inovador tem mais três etapas de inscrições. Quem não inscreveu seu projeto primeira etapa já pode participar da segunda fase, que vai até o dia 18 de setembro. As propostas que não foram selecionadas nessa primeira fase, poderão ser reapresentadas nas fases seguintes.
As duas propostas selecionadas em cada etapa (serão oito projetos finalistas no total) serão temas do programa Técnica Rural. Além disso, o melhor projeto de cada categoria – Graduação e Escola Técnica - receberá como prêmio a quantia de R$ 5 mil e uma visita técnica guiada de cinco dias à fábrica da Massey Ferguson em Canoas (RS). A divulgação dos dois grandes vencedores será no dia 10 de dezembro, durante a apresentação ao vivo do programa Pergunta Brasil (das 12 às 13 horas), com a presença de cada um dos responsáveis pelos oito projetos finalistas.