Evento em Curitiba apresenta resultados obtidos pela Ripa-Sul 16/12/2008 - 18:39

A Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio da Região Sul (Ripa-Sul) promoveu um encontro nesta terça-feira (16), no anfiteatro do Lactec, em Curitiba, para apresentar os principais resultados do projeto. Além de contar com a participação da secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e presidente do Comitê Gestor Ripa-Sul, e do ex-ministro da Agricultura e representante da Ripa Nacional, Alysson Paolinelli, a reunião contou com a presença de representantes de diversas instituições de pesquisa dos três estados da Região Sul.
Para Lygia, “o grande desafio da Ripa é a interlocução da academia, da extensão e da pesquisa com o setor produtivo”. A secretária afirmou que a sociedade vem pedindo aos pesquisadores que eles tenham uma maior participação no desenvolvimento regional. “O grande ponteiro que pode fazer o sucesso desse projeto é no momento em que nos esforçamos para que os nossos pesquisadores e o setor produtivo dialoguem e consigam construir uma demanda, vinculada a alguns postos em que possa ser ofertado o serviço”, concluiu.
O ex-ministro Alysson Paolinelli, representante da Ripa Nacional, destacou todo o trajeto que resultou no surgimento da Rede. “A formação da Embrapa, das instituições estaduais, do chamado Sistema Nacional de Agropecuária, envolvendo as instituições federais, estaduais e universidades, criaram uma massa crítica de projetos integrados onde todos participaram”, disse o ex-ministro, que ainda revelou que a resposta foi melhor do que o esperado. “O Brasil se transformou indiscutivelmente no detentor de uma tecnologia mais competitiva”. Sobre a Ripa, Paolinelli ainda afirmou que tem certeza que a Rede será um embrião para outros projetos futuros.
Instalada na sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Ripa-Sul é um projeto de alcance nacional, iniciado em 2004, em Londrina, com o “I Workshop da Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio: Região Sul”. A região Sul priorizou a Cadeia Produtiva do Leite e envolveu mais de 500 agentes dos três estados, com contribuições de representantes do governo, de universidades, de centros de pesquisa, da extensão rural, do terceiro setor e de empresas privadas.
O tema “Qualidade do leite no Brasil” foi abordado pelo assessor do Ministério da Agricultura, Newton Pohl Ribas. Logo após debate sobre o tema, o engenheiro agrônomo Osmar Muzilli, coordenador da elaboração do livro “Desenvolvimento de Conhecimentos e Inovações Tecnológicas para a Cadeia Produtiva do Leite – Termos de Referência para a Região Sul”, falou sobre o conteúdo da obra lançada durante o evento. O assunto também foi abordado no contexto regional pelo coordenador do projeto Ripa-Sul, Paulo César de Camargo.