Faculdade de Apucarana preenche 95% das vagas pelo sistema Sisu 10/12/2013 - 17:21

O campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) aboliu o vestibular neste ano. Para 2014, 95% das vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); são 597 vagas por este sistema. As demais 5%, ou seja 33 vagas restantes, serão definidas pelo Processo Seletivo Seriado (PSS), que examina o aluno ao final das três séries do Ensino Médio.

O termo de adesão ao Sisu, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, foi assinado na semana passada, mas a antiga Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) havia tomado a decisão há alguns meses. O campus é a segunda instituição do sistema estadual de ensino superior a aderir à modalidade; a primeira foi a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

De acordo com o o reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo, a decisão da ex-Fecea vale para este ano porque foi tomada antes do credenciamento da universidade, assinado no último dia 4 pelo governador Beto Richa. Para 2015, no entanto, as oito faculdades que formaram a Unespar terão uma posição única, a ser tomada na primeira reunião do conselho da entidade, em fevereiro próximo.

Aleixo acredita que, em conjunto, as faculdades decidirão destinar 50% das cerca de 3 mil vagas ao sistema Sisu. Os demais 50% estão mais indefinidos. Duas das faculdades que formam a Unespar, a Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), não podem adotar o Sisu porque a participação de escolas de artes ainda não foi regulamentada pelo Ministério da Educação.

PRIMEIRA – Para o diretor do campus de Apucarana, Rogério Ribeiro, a mudança trará agilidade e eficiência ao processo de avaliação, facilitando a vida dos estudantes. “Quem tenta o ensino superior pela seleção padrão, acaba tendo que estudar para vestibulares com várias abordagens diferentes. Com o Sisu, pode ser feita apenas uma prova para várias universidades, democratizando mais o processo”, considera.

Gerenciado pelo MEC, o Sisu permite que instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas para candidatos participantes do Enem. O processo seletivo é realizado duas vezes ao ano, no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em única etapa, feita pela internet. A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do sistema ofertam vagas em seus cursos.

Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas. Mais de 100 universidades públicas participaram do processo em 2013. Para 2014, o número deverá aumentar, a partir da adesão de universidades federais e outras estaduais.


VAGAS OFERTADAS PELA UNESPAR/FECEA NO SISU/2014

Administração - Bacharelado Matutino 39
Administração - Bacharelado Noturno 69
Ciência da Computação - Bacharelado Integral 39
Ciências Contábeis - Bacharelado Matutino 45
Ciências Contábeis - Bacharelado Noturno 40
Ciências Econômicas - Bacharelado Noturno 49
Letras - Espanhol - Licenciatura Noturno 20
Letras - Inglês - Licenciatura Noturno 20
Letras - Português - Licenciatura Noturno 40
Matemática - Licenciatura Noturno 49
Pedagogia - Licenciatura Noturno 39
Secretariado Executivo - Bacharelado Noturno 50
Serviço Social - Bacharelado Noturno 48
Turismo - Bacharelado Noturno 50
TOTAL  597