Fafipa recebe investimentos do Programa Universidade Sem Fronteiras 28/11/2008 - 17:48

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve na Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) para apresentar o Programa Universidade em Movimento, que vai destinar R$ 1,5 milhões à instituição. O programa dará continuidade ao processo de desenvolvimento do ensino superior público estadual, iniciado pelo Governo do Paraná em 2003.
Durante a reunião, a secretária Lygia destacou o investimento que o Governo do Estado vem realizando em todas as instituições estaduais de ensino superior (IEES), desde 2003, ressaltando o importante papel dos docentes e funcionários das universidades e faculdades. “Investir na educação é gerar conhecimento para todos, só os grandes estadistas aplicam recursos nesta área, pois os resultados nem sempre acontecem durante a sua gestão”, afirmou.
Com os recursos, a Fafipa vai adquirir equipamentos para os cursos de graduação e pós-graduação, 11 laboratórios de informática completos - um para cada curso de graduação, com 330 computadores, mesas, cadeiras e acessórios -, três veículos para execução dos programa Universidade Sem Fronteiras, novos equipamentos para a conservação de documentos e melhoria das condições de trabalho dos técnicos universitários e a instalação de internet banda larga, gratuita e sem-fio.
O orçamento da Fafipa, em 2008, é de R$ 6 milhões - um aumento de 130% desde 2002, quando o orçamento da faculdade era de apenas R$ 2,6 milhões. De 2003 a 2008, a Fafipa investiu R$ 1,13 milhões em projetos estratégicos e acadêmicos.
O novo programa vai direcionar R$ 82 milhões para as 13 Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). Os investimentos irão beneficiar mais de 100 mil estudantes, técnicos, professores e pesquisadores das universidades e faculdades estaduais do Paraná.