Farmácia Escola da UEL integra rede de 55 pontos de distribuição de medicamentos 04/05/2017 - 10:53

A Farmácia Escola da UEL iniciou as atividades de dispensação de medicamentos gratuitos para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade é decorrente de convênio firmado com a Prefeitura de Londrina, em janeiro deste ano, que integrou a Farmácia Escola na Relação Municipal de Medicamento (Remume), da Secretária Municipal da Saúde.

A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, afirmou que a iniciativa contribui para que o órgão desempenhe sua missão, de contribuir para a atividade acadêmica dos estudantes e a prestação de serviço a comunidade. Além disso, parabenizou os servidores que estiveram à frente desta iniciativa para a realização do convênio. "A UEL está de portas abertas para outras parcerias que puderem ser realizadas com a Prefeitura, em prol da comunidade", afirmou.

O secretário municipal da Saúde, Felippe Machado, afirmou que a UEL representa o 55º ponto de dispensação de medicamentos da rede, da mesma forma como é realizado nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo o secretário, 60 medicamentos gratuitos estão disponíveis, entre eles os que combatem problemas comuns como hipertensão, colesterol e diabetes.

"Esta iniciativa é uma ampliação de acesso para os usuários do SUS", afirmou. Outro ponto da parceria é a disponibilização do Sistema Informatizado da Prefeitura, para controle dos medicamentos. O secretário lembrou que o atendimento beneficia os pacientes atendidos no Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário (AEHU), no campus, e também toda a população londrinense. Para ser beneficiado, o paciente precisa ter em mão receita médica e cartão do SUS.

Estiveram presente à cerimônia, o vice-reitor da UEL, Ludoviko Carnascialli dos Santos; a Pró-reitora de Planejamento e Diretora do Laboratório de Medicamentos da UEL, Cleuza Kuwabara; a coordenadora do Colegiado do Curso de Farmácia, Eliana Carolina Véspero, representando a diretora do centro de Ciências da Saúde, Mara Solange Dellaroza; servidores da Secretaria Municipal da Saúde, da Farmácia Escola da UEL, docentes e estudantes do curso de Farmácia.