Fecilcam recebe 1,5 milhão de programa inédito no ensino superior estadual 14/11/2008 - 12:10

A comunidade acadêmica da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) recebeu com entusiasmo o novo programa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) que vai investir R$ 1,5 milhão na infraestrutra de ensino da faculdade. Inédito na história do sistema estadual de ensino superior, o programa Universidade Em Movimento, destinará R$ 82 milhões para as 13 Instituições Estaduais de Ensino Superior.
A secretaria Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve na noite desta quinta-feira (13), em Campo Mourão, na Fecilcam, para apresentar o programa para docentes, técnicos e estudantes da faculdade. Ao relatar os investimentos que o Governo vêm fazendo nas universidades e faculdades estaduais, Lygia destacou a atuação do programa Universidade Sem Fronteiras dentro da sociedade, também falando dos investimentos que o ensino superior vem recebendo desde 2003.
“É fruto de uma política do Governo do Paraná com a ciência, a tecnologia e o ensino superior. O Paraná é o estado que mais investe no ensino superior público desse país”, disse Lygia.
O diretor da Fecilcam, Antônio Carlos Aleixo, falou sobre a importância de todos os investimentos no ensino superior estadual, destacando o trabalho da atual gestão da Seti. “Não é comum encontrarmos dirigentes públicos que ficam tão próximos da comunidade, como a secretária Lygia Pupatto. A gestão da Seti  é um exemplo para todo o Brasil, com ações que efetivam políticas de fato, beneficiando a todos”, disse Aleixo.
Os recursos aplicados na Fecilcam serão destinados à aquisição de equipamentos para os cursos de graduação e pós-graduação; nove laboratórios de informática completos - um para cada curso de graduação; 270 computadores, mesas, cadeiras e acessórios; instalação de internet banda larga, gratuita e sem-fio; três veículos para o Programa Universidade Sem Fronteiras e equipamentos para a conservação de documentos e melhoria das condições de trabalho dos técnicos universitários.
Presente durante o lançamento do Universidade Em Movimento, o prefeito de Campo Mourao, Nelson Tureck, ressaltou a grande importância que a Fecilcam exerce em toda a região e que esses investimentos são extraordinários para o desenvolvimento. “Nosso maior patrimônio é a educação. Temos orgulho da Fecilcam pelo brilhante trabalho que realiza no ensino e na nossa região”, afirmou o prefeito.