Feira de inovação aproxima setor industrial da produção acadêmica 29/10/2013 - 15:40

Para promover a aproximação e interação entre a demanda do setor industrial e a produção tecnológica acadêmica, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior realizou nesta terça-feira, dia 29, mais uma edição da Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec), em Jacarezinho. Para o secretário João Carlos Gomes, a feira tem grande importância para o crescimento da região.

“O Norte Pioneiro tem um potencial muito forte, com uma universidade estadual de qualidade, um instituto federal e uma universidade tecnológica. Esse evento tem o objetivo de integrar o governo, as universidades, o setor acadêmico e o setor produtivo. Isso é muito importante para o desenvolvimento da região e do Estado," avaliou.

Em sua palestra, o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Julio Félix, destacou que o “evento tem um caráter especial por ser realizado no Parque Tecnológico Norte Pioneiro, o que propicia maior divulgação e fortalecimento de suas atividades na região”.

Sobre a Lei de Inovação, Félix disse que o principal aspecto está no fato de regulamentar as relações entre o setor público e o privado no âmbito da inovação tecnológica. Segundo ele, a lei preenche um vácuo na área científica e cria um dispositivo legal eficiente, que contribuirá para a inovação no Estado.

A lei foi criada para estimular o desenvolvimento tecnológico do Estado, mas sozinha não é suficiente, ponderou. Por isso foi criado o Parque Tecnológico Virtual do Paraná como a principal estratégia e ferramenta para consolidar esse desenvolvimento. “Por meio do PTV será possível atrair mais investimentos para o Estado”, afirmou.

João Carlos Gomes ressaltou que a intenção da Inovatec é interiorizar estas atividades. “O governador Beto Richa tem um compromisso com o desenvolvimento de todas as regiões do Estado. Existe hoje no Paraná uma política muito forte de atração de grandes indústrias, mas não podemos esquecer de nossos micro e pequenos empresários, que têm um papel importante no desenvolvimento econômico e na geração de renda”, afirmou.

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, afirmou ter o desejo de “trazer para o município instituições que envolvam as áreas de ciência, tecnologia e inovação, porque percebo que temos essa vocação. Jacarezinho tem só a agradecer, e vamos nos empenhar para corresponder a toda essa dedicação que o Governo do Estado tem demonstrado para a nossa região."

Esta é a sétima edição da feira no interior do Estado neste ano - passou pelas cidades de Cascavel, Londrina, Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa e Toledo. A feira regional é uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Uenp com o Instituto Federal do Paraná – campus Jacarezinho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Cornélio Procópio, e Tecpar.