Feira de inovação tecnológica promove intercâmbio entre academia e empresas 05/05/2011 - 16:10

A abertura da Feira Paranaense de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Universidades e Instituições de Pesquisa (Inovatec) realizada, nesta quarta-feira (4), reuniu pesquisadores, empresários, acadêmicos de diversas regiões do Paraná, reitores das instituições estaduais, federais e particulares, além de autoridades ligadas à temática.

Na oportunidade, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Alípio Leal, afirmou que, atualmente, o Paraná passa por mudanças dentro da perspectiva do encontro entre academia e empresas. Segundo ele, é preciso enxergar na iniciativa privada, em conjunto com o setor público e as universidades maneiras de construir uma sociedade mais livre e mais justa. “Para isso, o conhecimento é essencial e a transformação que queremos virá apenas quando tivermos a união concreta desses setores”, explicou.

O secretário disse ainda que o Estado tem competência, capacidade e potencial para produzir resultados que façam diferença. Além disso, colocou-se a disposição para a elaboração de um plano envolvendo Ciência, Tecnologia e Inovação “para que bem possamos aplicar os recursos do governo para alcançar os resultados que procuramos”, concluiu.

Inovatec – A Inovatec Paraná tem como meta aproximar o ambiente da pesquisa e o ambiente da produção para, assim, acelerar o processo de transformação do conhecimento em produtos e serviços. Dessa forma, oferece diversas oportunidades de intercâmbio de informações entre as instituições de ensino e as empresas visitantes.

Entre os objetivos propostos estão a promoção do debate de alternativas para a superação de obstáculos existentes à inovação; potencialização do conhecimento acumulado pelas instituições de ensino e pesquisa; criação de canais interativos com as empresas, entre outros.

Também participaram da abertura da feira o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo da Rocha Loures; o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC), e um dos curadores da feira, Waldemiro Gremski; o vice-reitor da PUC, Paulo Mussi Augusto, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel, e o vice-reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Paulo Barbosa.