Feiras de Inovação de Londrina e Cascavel buscam aproximar universidades e setor produtivo 15/08/2014 - 12:30

As edições regionais da Inovatec acontecem nos dias 18 e 19, em Londrina, e 19 e 20 em Cascavel, com a proposta de reduzir distâncias e quebrar tabus existentes entre a academia e a indústria, visando o desenvolvimento estratégico regional.

p



Realizada pelo segundo ano em Londrina, a programação da Feira Paranaense de Negócios em Inovação entre Empresas e Universidades (Inovatec), terá palestras e rodadas de negócios, além disso as instituições participantes irão colocar à disposição dos empresários estandes em que serão apresentados projetos e protótipos resultantes de pesquisas realizadas ou em andamento passíveis de cooperação e de transferência de tecnologia. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), juntamente com a Aintec/UEL e parceiros como CODEL, UTFPR, IFPR, PUCPR campus Londrina, SENAI Londrina, EMBRAPA, Londrina Convention Bureau, SEBRAE e ACIL.

A coordenadora técnica do evento, professora Cristianne Cordeiro Nascimento, afirma que há uma grande quantidade de empresas que trabalham produtos sem qualquer pesquisa ou preocupação com a estratégia mercadológica. “A inovação é capaz de desenvolver uma empresa mais competitiva, por isso, é preciso pensar esta característica como estratégia de negócio”, salienta.

A Inovatec será no Hotel Sumatra das 14 às 21h. Na terça-feira (19), serão realizados Workshops Tecnológicos divididos por seis grandes áreas: Saúde e Bem Estar; Eletroeletrônica; Alimentos; Tecnologia da Informação e Comunicação; Têxtil e Confecções e Higiene Pessoal; Perfumaria e Cosméticos nos quais participarão pesquisadores que apresentarão as suas linhas de pesquisa e empresários as potenciais demandas do setor específico. Além disso, serão promovidas palestras estratégicas para os negócios. Entre os convidados estão Patricia Moreira, gestora de Ciência na Diretoria de Pesquisa Avançada da Vice-Presidência de Inovação da Natura e Katiane Gouvea, gestora do Programa Design Export APEX.


Cascavel

p
Com o propósito de auxiliar empresas que desejam parcerias para pesquisa e inovação, será realizada a Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades (Inovatec-Cascavel 2014), nos dias 19 e 20, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e na Escola Tecnológica Agropecuária (Agrotec), em Cascavel.

O evento é organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec) e Sebrae.

O coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste, Camilo Freddy Mendoza Morejon, explica que o evento pretende "consolidar a cultura da inovação como estratégia de desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná, devendo ocorrer por meio de uma efetiva interação entre universidades e indústria".

Programação

As atividades começam às 19 horas terça-feira (19), no auditório do Sebrae, com a palestra magna "Inovar é Preciso: do discurso à prática", proferida por Allan Costa, consultor, palestrante, empreendedor e colunista de empreendedorismo da rádio CBN.

Na sequência, será realizado o lançamento da plataforma do Parque Tecnológico Virtual (PTV), ferramenta importante para a integração das universidades e centros de pesquisa com o setor produtivo e que vai proporcionar a integração dos ativos tecnológicos do Estado.

No dia 20 (quarta-feira), a partir das 8 horas, na Agrotec, estão programadas atividades no formato de debate que abordarão: agronegócio; veterinária; alimentos; leite e derivados; logística e tecnologia da informação; energia; meio ambiente e química; saúde e construção civil.
As inscrições são gratuitas, com direito a certificado e podem ser realizadas no site https://doity.com.br/inovateccascavel/informacoes.

Cronograma

As próximas etapas regionais da Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades (Inovatec 2014) acontecem em Curitiba nos dias 16 e 17 de setembro e em Jacarezinho nos dias 29 e 30 de setembro.