Formação cidadã 10/10/2007 - 10:00

O “Universidade Sem Fronteiras” atuará em quatro áreas, também chamadas de subprogramas, que são os seguintes:
Apoio às Licenciaturas: O principal objetivo é a interação e o aprofundamento das relações entre a Educação Básica e o Ensino Superior Público do Estado do Paraná, bem como o enfrentamento, em parceria e em sintonia com os educadores das escolas municipais e estaduais, das questões que interferem na relação ensino/aprendizagem e as relacionadas aos temas centrais que compõem os conteúdos programáticos das diversas disciplinas.
Incubadora dos Direitos Sociais: Antecipa o desafio das Instituições Estaduais e Federais de Ensino Superior na área dos Direitos Sociais em comprometer-se em disseminar e aplicar, no dia a dia das populações em situação de vulnerabilidade social, a legislação brasileira pertinente. Em parceria com a sociedade, as equipes dessa área atuarão voltadas ao combate da exploração sexual infanto-juvenil, da violência contra as mulheres, do consumo ilícito ou abusivo das drogas, etc. A economia solidária e as cooperativas populares também serão contempladas, assim como outras ações que visem acabar com as desigualdades regionais.
Apoio à Agricultura Familiar: Visa promover a inserção de profissionais recém-formados e estudantes de graduação em projetos de transferência e de universalização da pesquisa para atender as demandas de melhoria tecnológica da agricultura familiar. As ações desse subprograma contribuirão para a implantação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável que enfatizam a inclusão social com geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.
Apoio à Pecuária Leiteira: Objetiva a formação de equipes interdisciplinares para atuar no fortalecimento de ações que promovam a transferência tecnológica na cadeia produtiva do leite. As ações desse subprograma se concentram prioritariamente na gestão das propriedades leiteiras e na agregação de valor do leite oriundo da agricultura familiar. Os resultados esperados são a melhoria da qualidade e da produtividade leiteira, bem como a oferta de bons produtos para o consumidor.