Fortec reúne profissionais de todo o Brasil 22/05/2015 - 12:00

p
Cerca de 400 profissionais, participam da 9ª edição do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), que concluiu nesta quinta-feira (21), a apresentação de painéis temáticos. Os assuntos em debate foram a “Profissionalização dos NITs”, coordenado pelo Suplente regional Sul Paulo Roberto Pinto da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro); “O papel dos NITs nos Sistemas Locais de inovação” (SLIs), coordenado pelo diretor do Fortec, Gesil Amarantes da Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC); “Articulação e Sustentabilidade, Métricas e Indicadores”, coordenado pela Diretora do Fortec, Maria das Graças Bezerra e “Desafios e Oportunidades para Negócios Inovadores”, apresentado pela coordenadora regional Norte do Fortec, Ana Lúcia.

Em um contexto geral, a presidente do Fortec, Cristina Quintela, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) avaliou a realização do evento como positiva e destacou a interação dos participantes. “Estamos muitos felizes, pois o público foi qualificado. Nós tivemos pessoas de 22 estados do Brasil até o segundo dia. Neste último dia, certamente conseguimos fechar todos os estados. Os participantes interagiram bastante trocando experiências entre os NITs. Em relação a isso, sairá daqui uma rede dos instituto federais nacional e uma série de ações que vão permitir que os resultados de ciência sejam transformados em tecnologia para uso da sociedade e melhorando as condições de vidas da nossa população”, analisa Cristina.

Já o coordenador da Regional Sul, Paulo Roberto Rodrigues da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro), ressaltou as atividades produzidas na nona edição do Fórum, além do evento ter cumprido o objetivo. “Nesse três dias, o evento ocorreu com excelência, foram discutidos vários tópicos desde as redes de inovação ao Programa Profnit, que é o Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, com foco em formação qualificada aos profissionais que já trabalham na área. O pessoal conseguiu estreitar laços importantes, com novas fontes, principalmente, da parte de transferência de tecnologia, execuções e ferramentas diferenciadas que cada um utiliza”, concluiu Paulo.

A participante que é coordenadora do Núcleo da Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt) da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Verônica Nagata, pretende aplicar algumas ações do que foi discutido durante a semana. "Sempre que a gente vem em um evento como esse, nós já temos algumas demandas e aqui alimentamos. São importantes articulações e parcerias de empresas, então pegamos as demandas e as necessidades e levamos para a nossa universidade, nos nossos laboratórios", comenta Verônica.

Nesta sexta-feira (22) foi realizada a assembleia geral do Fortec e apresentados os resultados dos Grupos de Trabalho e das reuniões regionais, e à tarde as visitas técnicas ao Centro Internacional de Inovação (Campus da Industria) e ao Intec, no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

FORTEC – O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia é uma Associação Civil de Direito Privado, criada em 1° de maio de 2006, organizada para representar os responsáveis pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia nas universidades e institutos de pesquisa e instituições gestoras de inovação, bem como, de pessoas físicas, incluindo- se os núcleos, agências, escritórios e o setor produtivo e empresarial.