Frei Betto faz palestra no 2º Encontro de C&T 15/10/2008 - 15:00

“Universidade, ética e responsabilidade social” é o tema da conferência que o Frei Betto vai proferir no dia 27 deste mês, no Centro de Eventos Pahy (Guarapuava), na abertura do 2º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, às 20h30. Promovido pela Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior – SETI, com apoio da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná – UNICENTRO, o evento tem como objetivo consolidar o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento científico e tecnológico, e inclui uma extensa programação, encerrando-se no dia 29.
Durante o encontro, serão apresentados resultados de projetos apoiados pela SETI, entre os quais o Universidade Sem Fronteiras, o maior programa de extensão universitária do país. Também constam da programação palestras de pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa sobre temas como “A qualidade da saúde no Paraná”, “Empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável”, “A pesquisa e a transferência de tecnologias a serviço da comunidade paranaense” e “Editais da SETI”. Paralelamente estão ocorrendo uma feira de produtos de incubadoras tecnológicas, um painel de patentes e um painel sobre popularização da ciência e jornalismo científico.
FREI BETTO
Adepto da Teologia da Libertação, Frei Betto é escritor e militante de causas pastorais e sociais, e exerceu a função de assessor especial do presidente Luís Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2004. Foi também coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero e recebeu vários prêmios por sua atuação em favor dos direitos humanos e dos movimentos sociais.
Durante a ditadura militar, Frei Betto esteve preso por duas vezes. Sua experiência na prisão está relatada no livro “Batismo de Sangue”, que descreve os bastidores do regime militar e a participação dos frades dominicanos na resistência à ditadura. Recebeu vários prêmios por sua atuação em favor dos direitos humanos e dos movimentos populares. Assessorou vários governos socialistas nas relações entre Igreja Católica e Estado, em especial o governo de Cuba.
Participam do evento, entre outras instituições, a Fundação Araucária, Instituições de Ensino Superior do Paraná, Secretarias de Estado, o Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR, Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC; Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas – SEBRAE. O encontro também conta com o apoio da Caixa Econômica Federal – CAIXA e da FIEP.  
SERVIÇO
As inscrições para o 2º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 24 de outubro, no endereço eletrônico www.unicentro.br/encontrocet2008. Os trabalhos a serem apresentados podem ser enviados até 20 de outubro de 2008.

Data: 27 a 29 de outubro de 2008
Local: Centro de Eventos Pahy
Rua Guairá, nº 5593 - bairro Boqueirão – Guarapuava – PR
Mais informações: www.unicentro.br/encontrocet2008/

Leia também:
2º Encontro de C&T do Paraná discute popularização da ciência e jornalismo científico