Fundação Araucária assina edital para a área de informática e automação 03/12/2010 - 13:30

O presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Zeferino Perin, assinou nesta sexta-feira, 2, em Fortaleza, durante reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) edital contemplando a área de informática e automação. Os detalhes do edital serão divulgados nos próximos dias no site da Fundação (www.fundacaoaraucaria.org.br).
A reunião do Confap ocorreu paralelamente ao encontro do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C,T&I e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de C,T&I. Na pauta, o plano nacional de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável, as perspectivas para os próximos quatro anos e a relação governo, empresa e universidade.
Acordo bilateral
Resultado de um acordo internacional entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Inria, da França, o edital visa apoiar a pesquisa de ponta nessa área, e é destinado a professores e pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação. Eles vão atuar em parceria com engenheiros franceses no desenvolvimento de projetos e de treinamento qualificado.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Nildo José Lübke, o acordo com o Inria – Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automoção, sediado na região de Chesnay – faz parte do Programa de Verticalização do Ensino Superior Estadual. “Um dos critérios de avaliação dos cursos de doutorado do MEC/CAPES é a qualificação desses cursos”, explicou.
Há dez anos a Fundação Araucária promove o desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná. Entre as suas principais linhas de atuação relacionadas a “verticalização” do ensino superior (qualificação) estão as bolsas de mestrado e doutorado; o programa de capacitação docente das instituições estaduais de ensino superior; o programa de pós-graduação stricto sensu e o programa de pós-graduação stricto sensu interinstitucional – Minter e Dinter.
Coordenado pelo Consecti, Confap e Fórum dos Secretários Municipais, o encontro reúne a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a
Academia Brasileira de Ciência (ABC); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).