Fundação Araucária busca parceria com universidade do Japão 11/11/2023 - 16:00

O presidente da Fundação Araucária (FA), Ramiro Wahrhaftig, e o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, receberam nesta sexta-feira (10), uma comitiva do Japão com o reitor Nagata Kyosuke e representantes da Universidade Tsukuba. Na reunião, foi apresentada uma proposta de intercâmbio de estudantes paranaenses da graduação e pós-graduação para o Japão.

Segundo Wahrhaftig, a Araucária inicia, no próximo ano, um programa que enviará estudantes das Universidades do Paraná para passarem um semestre em universidades do exterior.

“Primeiro vamos enviar cem estudantes, que são muito qualificados, porque são bolsistas de iniciação científica. E gostaríamos muito de enviar dez estudantes paranaenses para a Universidade de Tsukuba, para estabelecer uma relação na área da Tecnologia de Alimentos e da Segurança Alimentar”, explica.

Além da graduação, a proposta também engloba o envio de cinco doutores para a realização de um pós-doutorado na área de Alimentos e Agricultura, ligados à FoodTech, além da Tecnologia da Saúde.

“Acredito que o investimento em pessoas é muito bom para o Estado. Quanto mais tempo o estudante intercambista ficar no Japão, mais conhecimento ele vai adquirir. E tudo que aprender, poderá trazer para o Brasil”, destaca o reitor Nagata Kyosuke.

Uma sugestão proposta pelo reitor foi que os intercambistas poderão ficar até oito meses na Universidade de Tsukuba e não apenas seis, conforme comentado incialmente.

“Compreendemos que a disposição efetiva da Universidade de Tsukuba é em receber pesquisadores brasileiros para passar um tempo lá e aprender as tecnologias. Nós temos interesse nisso e vamos continuar os nossos diálogos internos para criar e estruturar um programa nesse sentido”, afirmou o secretário Aldo Bona.

Também estiveram presentes no encontro o Diretor e Chefe de Iniciativas Globais da Universidade de Tsukuba, Osamu Ohneda e Keiko Sekimoto; a professora Mizuho Fukushige; o Deputado Federal Luiz Nishimori e a coordenadora da Área Internacional da Fundação Araucária, Eliane Segati, o assessor técnico da Seti, Paulo Afonso Schmidt e o diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurelio Pelegrina.