Fundação Araucária e a Fundação PTI lançam editais em parceria 12/04/2013 - 09:00

Na próxima segunda-feira (15) estarão disponíveis quatro novos editais nos sites da Fundação Araucária e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Os editais irão viabilizar a concessão de bolsas para doutorado, mestrado e iniciação científica; projetos de pesquisa; apoio para apresentação de trabalhos em eventos; e apoio para organização e realização de eventos.
Trata-se de uma parceria entre as instituições para desenvolver ações conjuntas voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. O desenvolvimento se dará por meio do estímulo à produção científica e tecnológica; verticalização do ensino superior; formação de pesquisadores; disseminação e popularização da ciência, tecnologia e inovação.
Para o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman a parceria entre as duas Fundações é importante para o futuro da região e para trazer prosperidade. “Não é possível desenvolver pesquisa, ciência e tecnologia sem levar em conta critérios de sustentabilidade. Além disso, a palavra de ordem do momento no país é inovação, e acreditamos que investir em pessoas é a chave”, destacou Brofman.
O lançamento dos editais de pesquisa marca o início da parceria entre as duas Fundações, em prol do crescimento social e econômico da região trinacional (Brasil, Paraguai e Argentina), afirmou Juan Carlos Sotuyo, diretor-superintendente da Fundação PTI.
O termo de cooperação técnico-científico foi assinado em 2012 pela Fundação Araucária e pela Fundação PTI com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região por meio de ações, programas e projetos nas áreas de educação, ciência, tecnologia e pesquisa.