Fundação Araucária incentiva iniciação científica de alunos da rede estadual 05/02/2008 - 17:00

Estudantes das duas últimas séries do ensino médio da rede pública do Paraná podem participar do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Os Núcleos Regionais de ensino médio da Secretaria de Estado da Educação devem enviar, até o próximo dia 29 de fevereiro, a relação de alunos candidatos às bolsas diretamente às Instituições de Ensino Superior (IESP) da respectiva região.
    A seleção de bolsistas será feita pelas IESP que encaminharão os resultados à Fundação Araucária. A divulgação dos resultados será feita no dia 02 de abril.
    O programa permite a realização de estágios junto a projetos ofertados por instituições públicas e privadas sem fins lucrativos de ensino superior e de pesquisa sediadas no Paraná, em qualquer área do conhecimento. Parte da política de verticalização do ensino superior da SETI, o programa tem recursos previstos para 2008 no valor de R$ 285 mil do Fundo Paraná. Serão viabilizadas 238 bolsas, com duração de até 12 meses e valores mensais de R$ 100,00 por bolsista.
Outros programas
    Segundo o presidente da Fundação Araucária, José Tarcísio Trindade, este ano estão sendo iniciados outros três novos programas: de Apoio aos Cursos de Pós-graduação, de Bolsas para os Cursos de Pós-graduação de Instituições Públicas no Paraná e de Apoio a Pesquisador Visitante. Neste último, a Fundação vai trazer professores/pesquisadores visitantes para atuar nos cursos de pós-graduação, reforçando os grupos de pesquisa que estão à frente desses cursos.
    Outro incentivo a ser lançado em breve é o programa de Bolsa Produtividade aos pesquisadores das universidades estaduais do Paraná que se destacam em suas áreas de atuação. “O Programa de Bolsa Produtividade será mais um estímulo à permanência do pesquisador no sistema estadual de ensino superior”, afirmou Trindade.
Participação
    Os procedimentos para a participação no Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior serão realizados pela própria Fundação, mediante consulta à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) e às Instituições de Ensino Superior e Pesquisa (IESP), de natureza pública ou privada sem fins lucrativos, sediadas no Paraná. Estas devem informar, por intermédio das respectivas pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação, diretorias científicas ou órgãos equivalentes, sobre a oferta de oportunidades de iniciação científica para alunos da rede pública estadual de ensino médio.
    Com carga mínima de 15 (quinze) horas semanais, os planos de trabalho serão desenvolvidos pelos bolsistas nos campi das IESP, próximos à residência dos alunos. O orientador atuará em conjunto com o bolsista e o supervisor.
    A Fundação Araucária aplicou, em quatro anos (2003-2006), um total de R$ 82 milhões em 4.800 projetos, cerca de mil convênios e 54 chamadas públicas. Em 2008, serão destinados R$ 22,4 milhões (recursos do tesouro estadual) para o apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná. Mais informações no site www.fundacaoaraucaria.org.br ou pelo telefone (41) 3271-7803.