Fundação Araucária vai investir R$ 1 milhão em laboratório de análises de água no Biopark 07/02/2024 - 16:10

A Fundação Araucária e o Biopark - Parque Tecnológico em Toledo assinaram nesta quarta-feira (7) durante o Show Rural, em Cascavel, um convênio para implantar um laboratório de referência em análise de água e efluentes para atendimento das necessidades do setor agroindustrial no Oeste do Paraná. O laboratório funcionará na Unidade de Pesquisa da Embrapa localizada no Biopark e receberá um investimento de R$ 1 milhão da Fundação Araucária.

Além de disponibilizar infraestrutura para os pesquisadores para execução de projetos relacionadas ao reuso de água, o laboratório prevê ainda a formação de uma equipe técnica qualificada e a formulação de políticas públicas com vistas à sustentabilidade da cadeia produtiva.

“Este laboratório é mais um grande ativo para o Paraná, em uma área crítica de desenvolvimento da nossa economia. Ele poderá ser utilizado por diversas cadeias e já nasce com uma parceria importante com a Embrapa”, destaca o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

“Trata-se de um equipamento de primeira linha que possibilitará que pesquisas sejam realizadas com um importante retorno à cadeia produtiva e toda a sociedade. Sabemos da importância que a Embrapa tem em nível nacional e na produção de conhecimento científico, assim como o Biopark tem se posicionado de forma exitosa na produção de inovação com o apoio de outras instituições”, completa o diretor do Biopark Educação, Paulo Roberto Cordeiro Rocha.

CT&I – Até sexta-feira (9), pesquisadores dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napis) e do Programa Top Managers, além de técnicos da Fundação Araucária, apresentam diversas ações no estande da Fundação Araucária/Seti/Unioeste no Show Rural. Entre as ações estão o Programa Oeste em Desenvolvimento, NAPI Sudoeste, projeto Sementes para a Agricultura Sustentável, além do Prosolo, CIA Agro, Enfezamento do Milho, Alimentos Saudáveis, entre outros.

“Participar do Show Rural é muito importante para dar visibilidade às ações que realizamos. O Show Rural é uma vitrine do agronegócio, da inovação e mostrar esta integração das universidades no desenvolvimento das atividades junto ao NAPI Oeste é muito positivo, fortalece as instituições e propicia um novo ambiente de inovação”, afirma o professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e articulador do NAPI Oeste, Douglas André Roesler.

O NAPI Oeste apresenta suas ações na manhã desta quinta-feira (8). Entre elas está um aplicativo para a vistoria de áreas agrícolas e um portal de dados ambientais agropecuários para planejamento das secretarias municipais para a verificação das deficiências de fertilidade e de clima.

GALERIA DE IMAGENS