Governador assina decreto que nomeia servidores para os Hospitais Universitários
30/05/2016 - 18:10
O governador Beto Richa assinou, nesta segunda-feira (30), o decreto que nomeia 255 agentes universitários aprovados em concursos públicos para os Hospitais Universitários de Londrina, Maringá e do Oeste do Paraná. Do total, são 94 para o Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná vinculado a Universidade Estadual de Londrina (UEL), 138 para o Hospital Universitário Regional de Maringá da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e 23 para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
"A contratação dos novos agentes atende a uma importante reivindicação das universidades e, sobretudo, das populações das regiões beneficiadas pela ação dos hospitais universitários", declarou o governador Beto Richa. Acrescentou ainda que o Governo do Estado está intensificando os aportes na saúde pública e nas universidades estaduais. “Um compromisso que assumi com a população paranaense e que está sendo cumprido graças aos ajustes que fizemos nas finanças do Estado, recompondo a capacidade de investimento público em políticas sociais.”
Os hospitais universitários são referência em atendimento de alta complexidade e atendem 100% SUS. O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, destacou que com as novas contratações, o Governo do Estado reafirma o compromisso com a saúde e com as universidades. “Com as novas contratações melhoraremos ainda mais o excelente atendimento que a nossa população encontra nos hospitais universitários. Mais uma vez o governador Beto Richa coloca estes investimentos como prioridade”, afirmou.
Os novos servidores têm 30 dias para tomarem posse, seguidos de mais 30 dias para começarem o efetivo exercício do cargo. “Os reitores das universidades estão trabalhando para que tenhamos agilidade em todo o processo”, lembrou o secretário.
As novas contratações também são fruto da parceria entre a Seti e a Secretaria da Saúde. “Não posso deixar de destacar o apoio que sempre tivemos do secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, para reforçar os investimentos nos nossos hospitais universitários e na contratação de pessoal”, ressaltou o secretário João Carlos Gomes.
Atendimentos – Em Maringá, o hospital universitário é referência de atendimento na Rede Mãe Paranaense e em diversas áreas como: Neuropediatria, Reumatologia, Hematologia, Urgência e Emergência. “Com a recomposição do quadro de servidores temos a garantia de uma continuidade do trabalho em equipe permanente com maior investimento em qualificação profissional que reflete na melhoria do atendimento à população. Também será possível investir os recursos, hoje utilizados para o pagamento dos prestadores de serviço, em outras ações de melhorias dentro do HU”, disse o superintende do HU de Maringá, Maurício Chaves Júnior.
Em 2015, o HU da UEM registrou mais de 46 mil atendimentos no Pronto-Atendimento, com uma média mensal de mais de 3,5 mil pacientes. Além de, aproximadamente, 27 mil consultas especializadas e mais de 3,3 mil cirurgias eletivas e de urgência. O Governo do Estado liberou, este ano, mais de R$ 14 milhões para a construção da Clínica Adulto do hospital universitário, com a criação de 100 novos leitos hospitalares. Com os novos leitos, o HU dobrará sua capacidade de atendimento.
O Hospital Universitário de Londrina, realizou, em 2015, mais de 30 mil consultas somente no Pronto Socorro e cerca de 11 mil internações. O hospital tem hoje 301 leitos, 115 salas para consulta e sete salas cirúrgicas. “Estes novos servidores vão reforçar toda a estrutura de atendimento do hospital, garantindo a continuidade do serviço dentro dos padrões de qualidade e de segurança que a nossa população merece. Nossa expectativa é de que em no máximo 30 dias todos já estejam trabalhando”, disse a superintende do HU de Londrina, Elizabeth Ursi.
Em Cascavel, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná, realiza em média 3,4 mil atendimentos e consultas ambulatoriais por mês, 3 mil atendimentos no Pronto Socorro e cerca de 35 mil exames. Os serviços hospitalares prestados pelo HUOP abrangem muitas ações assistenciais na área da saúde, sendo referência regional em alta complexidade nas áreas de gestação de alto risco, ortopedia/traumatologia, cirurgia vascular, neurologia/neurocirurgia e tratamento em portadores de HIV. “ O HU é o maior hospital público das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Atende uma população de cerca de 2 milhões de pessoas de regiões do estado do Paraná e Mato Grosso do Sul, além de países como o Paraguai e Argentina. O investimento em recursos humanos proporciona melhores condições para esses atendimentos” ressaltou o diretor administrativo Edson de Souza.
Nomeações realizadas - Em agosto de 2015, o governador Beto Richa nomeou 266 professores aprovados em concursos públicos para as sete universidades estaduais do Paraná. No período de 2011 a 2015 foram contratados 1315 docentes e 706 agentes universitários para as sete universidades estaduais. Para os hospitais universitários foram nomeados 495 agentes universitários.