Governador autoriza contratação de professores
para não interromper Medicina da UEPG
15/07/2013 - 18:20

O governador Beto Richa autorizou, em caráter de emergência, a contratação dos 42 professores que vão garantir a continuidade do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Instituição havia suspendido o início das aulas, marcadas para esta terça-feira (dia 16) pela impossibilidade de nomear os professores necessários ao quinto ano do curso.

As nomeações de qualquer funcionário público está proibida pelo governo do Paraná por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, já que os gastos com a folha salarial dos servidores ultrapassou o chamado limite prudencial. Nesta segunda-feira, no entanto, de acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, as contratações foram autorizadas para não prejudicar os estudantes que esperam pelo início do quinto ano.

A primeira turma do curso de Medicina da UEPG ingressou em 2009. De acordo com o programa de implantação do curso, um determinado número de professores seria contratado a cada ano, para dar continuidade às séries conforme as turmas fossem avançando. Neste ano são os 42 necessários para o quinto ano. Ao final dos seis primeiros anos (duração do curso). O quadro de professores efetivos do Departamento de Medicina deverá ter contratado 94 docentes.

De acordo com o chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes, foi autorizada a contratação de 25 professores colaboradores aprovados em teste seletivo e a nomeação de 17 aprovados em concurso público para o quadro efetivo de docentes da instituição, necessários para o início do ano letivo do curso.

A partir da contratação e nomeação, os professores convocados terão um prazo para apresentação de documentos, realização de exames e integração às atividades didático-pedagógicas do curso. Com isso, a coordenação do curso prevê o início das aulas para o próximo dia 29 de julho, para todas as séries (1º ao 5º ano).