Governador autoriza mudanças em sete cursos de faculdades públicas 02/10/2008 - 15:20

O governador Roberto Requião aprovou esta semana diversas mudanças em sete cursos de seis faculdades públicas, sendo três instituições estaduais e três municipais. As novidades estão nas novas propostas pedagógicas e também na renovação do reconhecimento dos cursos pelo Estado.
Dois cursos da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio – Faficop – passaram por mudanças. A graduação em Ciências Econômicas teve seu reconhecimento renovado por cinco anos, além de uma nova grade, com 3 mil horas, funcionamento em turno único (noturno) e 50 vagas anuais (25 para o vestibular de verão e 25 para o de inverno).
O outro curso da Faficop, um Programa Excepcional de Formação Pedagógica de Docentes na área de Matemática para atuação na Educação Básica e Profissional, que foi ministrado em 2006, foi reconhecido. O programa teve uma carga horária de 710 horas e formou 20 alunos.
O curso de Administração ofertado pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) também teve seu reconhecimento renovado por mais cinco anos. Além disso, o curso passará a ter uma nova grade, com 3.536 horas, dois turnos (diurno e noturno) e 190 vagas anuais.
O curso de Licenciatura em História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), por sua vez, sofreu mudanças. O curso agora passa a ter 3.320 horas, funcionamento à noite e 50 vagas anuais.
Instituições municipais
A graduação de Licenciatura Plena em Artes Visuais da Faculdade Unilagos, que é mantida pela Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha (Fesman) teve uma reforma na sua proposta pedagógica. O curso agora é noturno, tem 40 vagas anuais e uma carga horária de 3.080 horas no total.
A graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas ofertada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) teve seu reconhecimento renovado por mais cinco anos. O curso também terá novas normas para o ano que vem, com uma carga horária de 3.400 horas, regime de matrícula anual, funcionamento noturno e 50 vagas anuais.
A graduação de Bacharelado em Administração da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor) foi mais um curso com modificações aprovadas. As novidades do curso são a carga horária (3 mil horas), o funcionamento noturno, o regime de matrícula anual e 50 vagas anuais.
Tanto os ajustes das propostas atuais quanto as novidades nas faculdades municipais não trarão ônus para o Estado, uma vez que nenhuma das mudanças necessita de recursos extras.