Governador e embaixador da França discutem novas parcerias em cultura e educação 05/12/2023 - 17:20

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (5) no Palácio Iguaçu o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, para estreitar as relações entre o Estado e o país europeu e discutir novas parcerias nas áreas de cultura e educação.

Entre as possibilidades de cooperação, foram debatidos o intercâmbio entre universidades do Paraná e da França, além da participação do Estado nas programações culturais do “Ano da França no Brasil”, que será comemorado em 2025.

"A França é uma referência para nós em diversas áreas. Por isso, é muito importante que estas relações sejam cada vez mais sólidas, explorando as potencialidades e aproveitando as oportunidades que estes laços podem proporcionar”, afirmou o governador.

O governador lembrou que 40 estudantes da rede estadual de ensino embarcaram para a França em novembro pelo programa Ganhando o Mundo para uma imersão de seis semanas no país, em uma das mais importantes parcerias entre o Paraná e a França. “É uma colaboração que já está em curso, com muito sucesso, e proporcionando uma experiência única para estes estudantes, que também vão replicar os conhecimentos adquiridos para os seus colegas”, disse.

Ratinho Junior também apresentou ao diplomata o sistema de ensino superior do Paraná, que reúne o maior número de universidades estaduais do País, destacando a possibilidade de ampliar as cooperações entre as instituições de ensino paranaenses e francesas. Atualmente, existem 18 parcerias em curso entre universidades do Paraná e da França.

O embaixador destacou a importância dos intercâmbios e reforçou as contribuições que estudantes brasileiros dão ao sistema de ensino francês. “Os brasileiros levam um espírito positivo e diversidade às instituições de ensino da França, por isso trabalhamos para ser acolhedores em relação a estes estudantes”, afirmou.

CULTURA – Outro assunto discutido na reunião foi a comemoração do “Ano da França no Brasil”. A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande, colocou o Paraná à disposição para fazer parte da programação cultural do evento. “O Brasil tem um forte laço cultural com a França e vamos trabalhar para que o Estado tenha uma forte presença nestas festividades, que podem somar para o cenário cultural local”, afirmou.

A ideia da parceria bilateral é levar representantes da cultura brasileira ao país europeu e trazer destaques do cenário artístico francês para apresentações no Brasil.

Também foram discutas as possibilidades de artistas paranaenses irem à França para conhecer a Cidade da Música de Paris e de artistas franceses fazerem residência no Paraná.

O governador lembrou ainda das parcerias firmadas na área, como o convênio do Paraná com o Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou, de Paris, para a construção de um museu internacional em Foz do Iguaçu.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; a chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná, embaixadora Ligia Scherer; o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Tessier D’Orfeuil, e demais integrantes da comitiva da Embaixada da França.

 

GALERIA DE IMAGENS