Governador planta 40ª peroba no aniversário da UEL 10/10/2011 - 09:54

Governador planta 40ª peroba no aniversário da UEL
Beto Richa e Paulo Pimentel plantam a 40ª muda no Bosque Perobal

Para marcar os 40 anos da UEL, o governador do Estado do Paraná, Beto Richa e o governador na época da criação da Universidade, Paulo Pimentel, fizeram hoje pela manhã (7/10), no Bosque Perobal, do Campus Universitário, o plantio da 40ª peroba em comemoração ao aniversário de reconhecimento pleno pelo MEC em 1971.

“Como filho de Londrina é uma honra e um privilégio participar desta grande festa de celebração de 40 anos da nossa querida UEL”, afirmou o governador Beto Richa. Segundo ele, a UEL é o orgulho dos londrinenses, pois hoje é considerada uma grande comunidade acadêmica, uma verdadeira cidade dentro de Londrina. “Em quatro décadas a Universidade alcançou dimensão nacional. Portanto, uma renomada Instituição de Ensino, sempre reconhecida pelas suas qualidades pedagógicas em cursos de excelência na graduação e pós-graduação”, disse.

Beto Richa ainda ressaltou as ações da Universidade junto à comunidade da região. “Os laços entre Londrina e a UEL nunca foram tão visíveis como hoje, pois contribui para o enriquecimento de toda a região na cultura, arte, ciência e tecnologia, além da economia local”, afirmou. Segundo ele, as universidades estaduais são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de todo o Paraná. “As universidades são centros de conhecimento que oferecem formação de qualidade, pois investem em pesquisas e novas tecnologias”, disse.

A reitora da UEL, Nádina Moreno, salientou os mais de 60 mil profissionais formados nos 43 cursos de graduação, além dos 189 cursos de pós-graduação, 19 doutorados e 42 mestrados. Segundo ela, os números mostram os bons serviços prestados à comunidade local e regional. “Tudo isto só foi possível graças aos milhares de pessoas que passaram pela Universidade, estudantes, funcionários e professores ao longo destes 40 anos. Eles tornaram possível o sonho, a construção e a consolidação da UEL”, afirmou.

“Queremos continuar crescendo, para continuar oferecendo ensino e serviços de qualidade à população e contribuir para o desenvolvimento de Londrina e região”, completou a reitora. A reitora também lembrou do importante papel dos ex-reitores e vice-reitores que administraram a Instituição, bem como autoridades estaduais e municipais que ajudaram a construir o percurso da UEL.

Os reitores e vice-reitores da Instituição foram homenageados, além de personalidades que ajudaram na criação e implantação da Universidade, entre eles o prefeito de Londrina, Dalton Paranaguá, o governador Paulo Pimentel, e o prefeito de Londrina nos primeiros anos de implantação da UEL, José Richa (In memoriam).

Já o governador do Paraná (gestão 1966 a 1971), Paulo Cruz Pimentel, lembrou que a Instituição foi criada pela comunidade londrinense. “A UEL é citada no Brasil todo como uma grande Instituição e fica entre as melhores sempre”, diz. Ele ainda ressaltou a participação do ex-prefeito de Londrina Dalton Paranaguá na época de criação da Universidade.

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, destacou os serviços prestados pela Universidade à comunidade com foco na melhoria da qualidade de vida. “A UEL foi um sonho visionário”, disse o prefeito.

Na solenidade o governador do Paraná anunciou a liberação de R$ 2 milhões para o Hospital Universitário (HU). A verba será utilizada na compra de equipamentos e reforma de parte da estrutura. Também foi assinado um convênio de cooperação técnica para melhoria das condições de funcionamento do Aeroporto Governador José Richa, que em breve vai receber o ILS, bem como viabilizar as desapropriações para ampliação do aeroporto. Beto Richa também destacou a ampliação dos investimentos em Saúde Pública que no próximo ano será de R$ 340 milhões, cerca de 12% do orçamento do Estado.

Uma queima de fogos de artifício marcou o aniversário de 40 anos da Instituição. Participaram da solenidade o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI), Alípio Santos Leal Neto, a secretária Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações e ex-reitora da UEL, Lygia Lumina Pupatto, prefeito de Londrina (gestão 1969-1973), Dalton Fonseca Paranaguá, além de autoridades, secretários de estado, deputados federais e estaduais, dirigentes de órgãos públicos federais e estaduais e membros da comunidade universitária.

Fotos do evento