Governador visita agência de inovação científica de Portugal 16/05/2023 - 14:40

O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou nesta terça-feira (16), em Lisboa, uma agência governamental portuguesa que tem como objetivo apoiar a inovação científica e tecnológica em Portugal. A entidade articula as universidades portuguesas e as empresas para usar o conhecimento produzido na academia para transformá-lo em novos negócios.

A visita serviu para conhecer o modelo português, analisar oportunidades de colaboração e trocar experiências entre o Estado e o país europeu na área de inovação, tecnologia e nas iniciativas público-privadas. A Agência Nacional de Inovação (ANI) está dentro de um ecossistema que une também financiamento e regulação de empresas pequenas e médias.

Portugal tem uma das maiores concentrações de unicórnios, empresas com valor acima de um bilhão de dólares do mundo. Com apenas 10 milhões de habitantes, o país possui sete unicórnios. Ao menos quatro delas tiveram apoio ou recursos públicos para chegar ao nível de maturação e crescimento exponencial.

“O papel da ANI é diminuir a distância entre um projeto relevante e um negócio promissor. Estamos felizes em trocar experiências com um órgão tão importante para Portugal. Vamos levar para o Estado o que aprendemos e potencializar ainda mais a inovação no Paraná”, destacou o governador.

Segundo o Ratinho Junior, a Agência Nacional de Inovação serve de inspiração para aperfeiçoar o modelo da Fundação Araucária, do Governo do Estado, que busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Além disso, o Governo do Estado também criou nas sete universidades estaduais Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageunis). O objetivo é justamente aproximar o capital acadêmico das necessidades de mercado, favorecendo a integração da chamada Tríplice Hélice.

AGENDA DE INOVAÇÃO – A visita faz parte de uma agenda extensa do Governo do Estado em Portugal com foco em inovação. Nesta segunda-feira (15), o governador Ratinho Junior assinou um memorando com uma instituição portuguesa para instalar um espaço voltado exclusivamente a empresas do setor de tecnologia e inovação em Curitiba, replicando um modelo adotado pelo Taguspark, que é o maior parque de ciência e tecnologia de Portugal, sediado em Oeiras, na região metropolitana de Lisboa.

Criado há 30 anos, o Taguspark é um bairro planejado para o futuro e que abriga 160 empresas e 26 startups, além de 16 mil pessoas. No centro, mais de 90% das empresas nacionais e internacionais instaladas são focadas no desenvolvimento de tecnologias aplicadas para soluções nas áreas da saúde, Tecnologia da Informação (TI) e engenharia, entre outras. Como parte da parceria, o parque ofereceu um espaço para a Celepar e o Governo do Paraná prospectarem novas parcerias dentro de sua estrutura.

A comitiva do Governo do Paraná também visitou o Hub Creativo do Beato (HCB). Localizado em uma antiga área industrial desativada no centro histórico de Lisboa, o espaço serve como centro de convivência para startups e grandes empresas de tecnologia de Portugal e de outros países, além de contar com uma área residencial para empreendedores, freelancers e outros profissionais que trabalham com criatividade e inovação.