Governo analisa reestruturação da carreira docente universitária 18/12/2007 - 16:00

Uma comissão formada por representantes das entidades sindicais dos docentes, representantes das administrações das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e das Secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Administração e Previdência e do Planejamento entregou nesta terça-feira (18) aos três secretários de Estado relatório contendo o resultado do estudo visando a reestruturação do plano de cargos e carreiras do magistério superior estadual e dos níveis de remuneração.
Junto com o estudo, os representantes dos sindicatos e das administrações das universidades estaduais entregaram também um documento na forma de adendo, propondo alterações salariais compatíveis com a reestruturação proposta.
O relatório foi entregue aos secretários da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto; da Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon; e do Planejamento, Ênio Verri, no auditório da Seti, em Curitiba. Os secretários comprometeram-se a analisar o documento na primeira quinzena de janeiro para, posteriormente, encaminhá-lo ao governador Roberto Requião.
O relatório foi elaborado após um intenso trabalho de discussão, que durou quase três meses. “O trabalho foi desenvolvido não apenas no sentido de buscar ganhos salariais, mas com uma visão mais ampla de carreira”, afirmou a secretária Maria Marta, reiterando a intenção de obter resultados positivos em curto prazo. Para o secretário Ênio Verri, “foi muito rica a experiência”. Ele manifestou otimismo e confiança nos próximos resultados.
A secretária Lygia reafirmou o compromisso e o interesse em analisar e encaminhar os resultados do estudo no início de 2008: “Vamos trabalhar para que isto seja efetivado”, afirmou.
“Não é um momento de festa, mas o resultado de uma jornada. Temos três segmentos representados e acho que a gente avançou neste sentido”, afirmou o professor Luiz Fernando Reis, representante do movimento sindical da categoria.
Além dos secretários e dos representantes dos sindicatos da categoria, a reunião também contou com a participação dos reitores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes; da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Vitor Hugo Zanette; do vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá, Mário Luiz Neves de Azevedo; do vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cesar Antonio Caggiano Santos; do presidente da Associação Paranaense das Instituições Estaduais de Ensino Superior (Apiesp), Antonio Alpendre; e de diretores gerais das Secretarias de Estado.