Governo comemora 10 anos da Fundação Araucária e realiza IV Encontro de C&T do Paraná 08/11/2010 - 15:10

A comemoração ao aniversário de 10 anos da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná terá, no próximo dia 19 de novembro (sexta-feira), uma programação especial. O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária, realiza no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep), em Curitiba, o lançamento do Selo Comemorativo aos 10 anos da Fundação Araucária, o lançamento do livro “Fundação Araucária 10 Anos: História e visão estratégica”, o IV Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná e a entrega do 24º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia.
Os eventos têm como objetivos consolidar a Fundação Araucária como instrumento de governança no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado; fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação como política de Estado; estimular o intercâmbio entre as Fundações de Amparo à Pesquisa e instituições parceiras; promover a pesquisa e a inovação, de modo a estimular as práticas de geração e transferência de conhecimentos, contribuindo para a popularização da ciência e da tecnologia.
Com abertura dos trabalhos prevista para 8h30, o evento tratará de temas como Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia no Paraná; Sustentabilidade; Lei Estadual de Inovação; Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Fundação Araucária 10 Anos: História e Visão estratégica; Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa – Confap: Intercâmbio e parcerias.
Está confirmada a presença do governador do Paraná, Orlando Pessuti; do secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Elias; do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Nildo José Lübke; do presidente da Fundação Araucária, Zeferino Perin; do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, e da vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi; do presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Mário Neto Borges; e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Costa da Rocha Loures.


Serviço
10 anos da Fundação Araucária e IV Encontro de C&T do Paraná
Data: 19/11/2010 - sexta-feira
Horário: a partir das 8h30
Local: Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná – Cietep
Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba/PR
Programação

8h30 Abertura: Composição da Mesa de Autoridades
9h Mesa de Diálogos: Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia no Paraná
Samuel Goldenberg (ICC – Fiocruz) - INCT em Diagnóstico para a Saúde Pública
Fábio de Oliveira Pedrosa (UFPR) - INCT de Fixação Biológica de Nitrogênio
10h30 Palestra: Sustentabilidade
Jorge Augusto Callado Afonso, secretário de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Paraná - SEMA
11h15 Solenidade: Entrega do 24°Prêmio Paranaense de C&T
12h Almoço


14h Palestra: Dez Anos da Fundação Araucária – História e Resultados
- Zeferino Perin, Presidente da Fundação Araucária
14h45 Palestra: Lei da Inovação
Nildo Lübke, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI
15h30 Intervalo
16h Palestra: Visão Estratégica da Ciência e Tecnologia no Paraná 2011 – 2020
Sérgio Scheer, presidente do Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – CPPG
16h45 Palestra: O papel das Fundações de Amparo à Pesquisa na governança da Ciência, Tecnologia e Inovação
Mário Neto Borges, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa – CONFAP


19h30 Abertura da Sessão Solene
- Palestra Magna com o secretário Executivo do MCT Luiz Antônio Elias
- Lançamento ao Selo Comemorativo aos 10 anos da Fundação Araucária
Homenagens
21h30 Coquetel