Governo do Estado apresenta estratégia para apoiar obras públicas de pequenos municípios 23/05/2022 - 11:00

A proposta de um escritório acadêmico para auxiliar municípios com menos de 30 mil habitantes em projetos de obras públicas foi destaque, nessa sexta-feira (20), de um painel do 6º Seminário do Programa de Apoio às Entidades de Classe, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), em Cascavel, no Oeste do Estado. A estratégia foi apresentada por representantes do Governo do Estado.

Idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Escritório de Projetos de Engenharia (Projetek) está em processo de implantação nas Universidades Estaduais do Paraná. O objetivo é atender pequenos municípios localizados nas regiões onde estão instalados os campi, que não dispõem de setores de projetos. A primeira unidade foi instalada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte paranaense.

O coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Pelegrina, explicou que a iniciativa tem amparo no Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, denominado Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni). “A ideia é incentivar o desenvolvimento socioeconômico paranaense, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços”, disse.

As unidades do Projetek farão uso de tecnologia BIM, (sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção, em tradução livre), técnica que possibilita o desenvolvimento de modelos digitais precisos para as diferentes fases de uma edificação.

“Todos os elementos que compõem a obra poderão ser analisados e alterados no ambiente virtual, antes da construção. Isso facilita todo o processo, inclusive o gerenciamento da pós-ocupação e do ciclo de vida das edificações, resultando em obras mais baratas e mais ágeis, que atendem melhor aos usuários finais”, salientou o coordenador do Projetek na UEL, professor Aron Lopes Petrucci.

O portfólio de serviços do Projetek vai contemplar projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários e de prevenção contra incêndio e pânico para os mais diversos tipos de empreendimentos públicos, tais como: creches, escolas, postos de saúde, entre outras edificações.

Do ponto de vista acadêmico, o espaço vai propiciar o desenvolvimento de competências e habilidades, contribuindo para a formação técnica dos futuros profissionais. Considerando as atividades transversais que permeiam o setor público, um escritório de projetos executivos pressupõe vários conhecimentos multidisciplinares, inclusive de gestão, finanças e jurídicos.