Governo do Estado investe R$ 10 milhões na UEL 13/08/2007 - 14:44

10/08/2007
Para o atendimento de 98 municípios da macrorregião do Norte do Paraná, com uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas, o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL) inaugurou nesta sexta-feira, 10, um dos mais modernos Centros de Tratamento de Queimados do país, junto com as obras de reforma de sua Unidade de Internação Feminina.
Na oportunidade, o governador Roberto Requião e a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinaram uma série de convênios para os projetos considerados estratégicos por sua importância social e econômica, realizados com recursos do Fundo Paraná/Seti. O valor total dos convênios destinados a UEL, incluindo o Centro Tratamento de Queimados e a Unidade Feminina, soma R$ 10 milhões.
A secretária, Lygia Pupatto, destacou a importância de um sonho concretizado, que é a o Centro de Tratamento de Queimados, e a assinatura da implantação da Unidade de Medula Óssea no HU. “Essas concretizações fazem alavancar um desenvolvimento mais homogêneo em todo a nossa região Norte”, disse Lygia.
O Centro de Tratamento de Queimados funcionará como hospital-escola, proporcionando treinamento e capacitação profissional para alunos de graduação, pós-graduação e docentes da área de saúde. Possuindo uma instalação moderna e de última geração, foi construído em um complexo de 1.050 metros quadrados para melhor atender a população.
A estrutura do Centro de Queimados conta com seis leitos pediátricos, quatro leitos de adulto, seis leitos de UTI, duas salas de cirurgia e o pronto atendimento tem capacidade para 16 pacientes.
Os convênios assinados na ocasião para o desenvolvimento de ensino na Uel são: Cidadão Profissional – Núcleo e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude; Implantação da Unidade de Medula Óssea no HU; Consolidação do Laboratório de Microscopia Eletrônica e Microanálise da UEL; Aplicação de Radionuclídios Ambientais na Avaliação da Erosão por Medidas; Aquisição de equipamentos para a Unidade de Radiologia do HU; Melhoria, Adequação e Aprimoramento dos Serviços de Odontopediatria ofertados pelo Núcleo de Odontologia para Bebês – Bebê Clínica da UEL; Qualificação da Logística, Infra-estrutura, Manutenção e Suprimentos da Clínica Odontologica da UEL; Readequação e Otimização da Estrutura de Funcionamento da Clínica Psicológica da UEL; Implantação, ampliação, modernização e adeequação de infra-estrutura física destinada a atividades de ensino na UEL.
A inauguração contou com a presença de outras autoridades, como o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Murilo Xavier; o prefeito de Londrina, Edson Micheletti; o reitor da UEL, Wilmar Sachetin Marçal; o vice-reitor, Cesar Antonio Caggiano Santos e o diretor-superintendente do Hospital Universitário, Francisco Eugênio Alves de Souza.