Governo do Paraná apoia programa de intercâmbio para qualificação profissional no Japão 17/03/2023 - 13:40

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), participa neste sábado (18) de um evento para promover bolsas de estudos e aperfeiçoamento profissional para brasileiros em universidades japonesas. As inscrições no processo seletivo do intercâmbio começam no dia 5 de maio e seguem até 24 de junho, com períodos específicos para diferentes modalidades.

O encontro será realizado pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba, em parceria com a Associação Paranaense de ex-bolsistas Brasil Japão (Apaex). O objetivo é intensificar as relações político-institucionais ente o Brasil e o Japão e ampliar a participação de cidadãos paranaenses nesse programa de desenvolvimento acadêmico e profissional.

A iniciativa é promovida anualmente, desde 1954, pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (Mext), e inclui passagens aéreas de ida e volta, isenção de taxas acadêmicas nas instituições de ensino e ajuda de custo mensal para a cobertura de despesas diversas. O Japão já recebeu mais de 200 mil estudantes de 160 países, de todos os continentes do globo. Há oportunidades em todas as áreas do conhecimento.

São quatro modalidades de bolsas: pesquisa; graduação; técnico superior; e curso profissionalizante. A primeira categoria contempla um curso de mestrado ou doutorado, mais um curso básico de língua japonesa nos primeiros seis meses, no país asiático. Os candidatos devem ter até 35 anos e formação superior em curso de bacharelado ou licenciatura.

A seleção compreende análise de documentação, prova escrita (japonês e inglês), análise de projeto de pesquisa e entrevista. Os aprovados receberão uma bolsa mensal de até 145 mil ienes, que equivalem na cotação atual da moeda japonesa a R$ 5,7 mil.

Na segunda modalidade os selecionados terão oportunidade de cursar uma graduação em uma universidade japonesa. A terceira categoria é para curso com duração de quatro anos em uma escola técnica superior, com possibilidade de ingressar na graduação depois de concluir o ensino técnico. Já os selecionados na quarta modalidade poderão fazer um curso profissionalizante com duração de três anos.

Essas três categorias abrangem os mesmos pré-requisitos de seleção, como comprovação do ensino médio e idade entre 17 e 24 anos. A bolsa é de 117 mil ienes, valor correspondente a R$ 4,6 mil para o custeio de moradia, alimentação, transporte e outros gastos, além de um curso preparatório da língua nipônica e outras disciplinas, durante o primeiro ano.

O processo seletivo prevê análise de documentação, prova escrita (japonês, inglês, matemática, química e física ou biologia) e entrevista. O nível de conhecimento da língua japonesa e a média escolar dependem da área de estudo escolhida. Os cursos de graduação duram cinco anos, com exceção de Farmácia, Medicina, Odontologia e Veterinária, que têm duração de sete anos.

Serviço:

Data: 18 de março, sábado