Governo do Paraná em missão à Argentina 16/03/2009 - 16:33

A secretária de Estado, Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, fará parte de uma delegação das áreas de ensino superior e empresarial das cidades de Londrina e Maringá que visitará a província de Córdoba, na Argentina, entre os dias 17 e 21 de março. O objetivo da missão é melhorar as relações já existentes entre as regiões, além de discutir futuros projetos e transferir experiências tecnológicas e empreendedoras.
Além de prefeitos, empresários e representantes do meio acadêmico, a delegação também contará com a presença do vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mário Luiz Neves de Azevedo.
A delegação visitará a prefeitura de Córdoba, a Agência ProCórdoba (organização responsável pela promoção das exportações da região), a União Industrial de Córdoba (UIC), a Associação Cordobesa de Agentes de Cargas (ACAC) e a cluster Córdoba Technology, que envolve cerca de 100 empresas da região. Lygia irá participar de reuniões técnicas entre as universidades da província de Córdoba.
A província de Córdoba possui 3,5 milhões de habitantes e é o segundo pólo tecnológico, econômico e industrial do país. Em 2007, a cidade exportou o equivalente a US$ 7 bilhões, sendo que US$ 1,2 bilhão foram para o Brasil. Existem 10 universidades na província, totalizando 202.500 alunos. A Universidade Nacional de Córdoba é a mais antiga da região, fundada em 1623.
No âmbito da tecnologia, é considerada pioneira na produção de automóveis. Diversas multinacionais do ramo da informática e tecnologia estão instaladas na província, tais como Intel, EDS, Gameloft e Motorola. Além disso, Córdoba é considerada o berço da indústria aeronáutica argentina.