Governo do Paraná participa de Jornada Internacional na Argentina 31/07/2008 - 10:07

30/07/2008
Uma delegação do Governo do Paraná participa a partir desta quinta-feira (31 de julho) até sábado (02 de agosto), na Província de Corrientes, Argentina, da Jornada Internacional “Cooperación Universidad – Empresa – Estado: La experiencia de Brasil” e de uma reunião de representantes de Universidades Estaduais do Paraná e do grupo de Universidades Nacionais do Norte Grande Argentino.
Esses compromissos dão continuidade aos trabalhos iniciados no início deste ano. No mês de abril, foi firmado um protocolo de intenções entre a secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e os reitores das instituições envolvidas, com o objetivo de estreitar as relações na área de educação, pesquisa e intercâmbio entre as duas regiões.
A coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Correa Veneza, vai representar a secretária Lygia nos eventos em Corrientes. Jackelyne também vai coordenar a delegação integrada pelos assessores de Relações Internacionais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora Elza Kimura Grinshaw; da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Carlos Roberto Berger; e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Carlos Antônio do Nascimento Beyersdorff.
Organizada pela Federação Empresarial de Corrientes e pela Universidade Nacional del Nordeste, a solenidade de abertura da Jornada Internacional “Cooperación Universidad – Empresa – Estado: La experiencia de Brasil”, será nesta quinta-feira (31), às 15h30. Às 16h30, um painel internacional contará com a participação da coordenadora da Seti, Jackelyne correa Veneza; do secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Santiago Martín Gallo; e do diretor técnico do Pólo RS da Agência de Desenvolvimento da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Paulo de Tarso Pinheiro Machado. O moderador do painel será o jornalista argentino Jorge Farizano.
Na sexta-feira (1º), às 9 horas, terá início a reunião dos representantes das Universidades Estaduais do Paraná e do grupo de Universidades Nacionais do Norte Grande Argentino. Dentre outros assuntos, o grupo vai identificar áreas prioritárias para intercâmbios acadêmicos de estudantes, professores e pesquisadores. No sábado, 02, a delegação paranaense visitará as universidades de Corrientes.