Governo homenageia entidades parceiras da doação de sangue 18/11/2015 - 16:50

Entidades e empresas que se destacam no incentivo à doação de sangue receberam nesta terça-feira (17) o selo de parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) em reconhecimento ao apoio destinado à causa. O evento, que ocorreu no auditório do Museu Oscar Niemeyer, também marcou as comemorações do aniversário de 33 anos do Hemepar. A Seti foi representada no evento com a participação do secretário João Carlos Gomes e do diretor geral Décio Sperandio. A Universidade Estadual de Maringá esteve representada pela professora Silvia Maria Tintori.

“O Hemepar nasceu de uma preocupação com a qualidade do sangue distribuído no Paraná. Hoje temos uma das melhores redes de hemoterapia do Brasil e já conseguimos controlar 80% do sangue administrado nos leitos SUS do Estado”, destacou o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz.

Para manter o abastecimento de sangue adequado em 384 hospitais no estado do Paraná, o Hemepar conta com parcerias com instituições públicas, privadas e organizações sociais.

“É por meio das doações que conseguimos atender à demanda de sangue da população. Então, lançamos hoje um selo de reconhecimento para nossos parceiros, que incentivam a doação de sangue. Dependemos muito da motivação dada por essas empresas para que o cidadão exerça esse ato solidário”, conta o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach.

Mais de cem instituições, entre elas COPEL, SANEPAR, DETRAN-PR, Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Itaipu Binacional, Universidade Federal do Paraná e Associação Comercial do Paraná, receberam o selo.

A rede Hemepar conta com 22 bancos de sangue espalhados por todas as regionais de saúde do Estado. Por ano, em média, 157 mil bolsas de sangue são doadas no Paraná. Esses doadores também foram lembrados e receberam homenagens no evento.

“Todo o investimento de mais de R$ 52 milhões feito pelo Governo do Estado em obras e equipamentos não teriam sentido se não existissem nossos servidores e os doadores de sangue”, ressalta Hatschbach.

ESPECIALIZAÇÃO – A programação envolveu ainda o lançamento do livro que reúne artigos científicos dos alunos da primeira turma do curso de Especialização em Hemoterapia pela Universidade Estadual de Maringá.

Na ocasião, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes anunciou a segunda turma do curso para 2016. “Ações como essa mostram o compromisso do governo em formar nossos servidores, qualificando cada vez mais os serviços oferecidos no Paraná”, diz.

O servidor do Estado e aluno do curso, Romir Rodrigues, representou os 34 formandos da especialização. “Temos tecnologia de ponta dentro das nossas unidades, mas precisamos de pessoas qualificadas para operar esses equipamentos e traduzir esses resultados para o benefício da sociedade – o curso nos capacitou para isso”, comenta.