Governo inaugura Centro de Odontologia Digital e anuncia R$ 350 mil para curso da UEPG 25/06/2021 - 10:38

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado vai destinar R$ 350 mil para o Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O anúncio foi feito pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, nesta quinta-feira (24), durante a inauguração do Centro de Odontologia Digital (COD) da instituição de ensino superior. Os recursos e equipamentos do COD serão utilizados para as aulas de graduação e pós-graduação, além de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população, que busca os consultórios de odontologia da UEPG.

O professor do Departamento de Odontologia e coordenador do COD, João Carlos Gomes, destacou o trabalho da UEPG para que o planejamento fosse concretizado. “O que nós queremos é que esse laboratório seja uma referência na odontologia digital, que é uma área ainda nova em nível universitário.

Para Gomes, a inauguração do laboratório vai colaborar para o trabalho de estagiários, alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da região. “A odontologia está trabalhando diuturnamente. Todos os professores, sem exceção, estão trabalhando incansavelmente, porque queremos proporcionar o melhor aprendizado aos estudantes e melhor tratamento aos pacientes”, acrescentou.

O COD conta com equipamentos de modelagem e estudos em 3D e uma fresadora de fácil operação, que permitem aos usuários a criação de próteses. Os equipamentos serão utilizados por todo o curso de Odontologia para ensino e pesquisa. O investimento anunciado de R$ 350 mil deverá ser investido até o final do ano.

Segundo Aldo Bona, o laboratório servirá ao projeto de colocar a Universidade à disposição da população.  “Neste período de pandemia, nossas universidades se tornaram ainda mais reconhecidas pela sociedade, principalmente por conta do trabalho das áreas da saúde no seu contexto geográfico”, salientou o superintendente, que ainda agradeceu o trabalho conjunto com a reitoria da UEPG.

“Durante a pandemia, tivemos desafios pedagógicos, de infraestrutura e de segurança, para darmos condições para o andamento das aulas práticas, cuja carga-horária na Odontologia, é imensa”, explicou o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Para ele, o trabalho do curso de Odontologia está sendo exitoso e dará segurança para que outros cursos possam retomar as atividades. “Estamos aqui para comemorar esta conquista que é de vocês. Esse investimento fará da Odontologia-UEPG uma referência”.

Sanches Neto ainda lembra que a conquista do investimento via Seti é um mérito do curso de Odontologia. “Esta verba gera economia para a instituição e eficiência para os estudantes trabalharem, porque estarão com novos equipamentos.

PRESENÇAS - O evento, que seguiu as regras de distanciamento social, e contou com as presenças da pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco; do pró-reitor de Administração, Ivo Mottim Demiate; do prefeito do câmpus, Eduardo Pereira; do chefe do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, Fabiana Postiglione Mansani; de alunos e professores de Odontologia.