Governo lança formulário para receber demandas de serviços tecnológicos em laboratórios 30/11/2023 - 11:50

Confira o áudio desta notícia:

O Governo do Estado disponibilizou nesta quinta-feira (30) formulário online para solicitações de serviços tecnológicos especializados nos laboratórios das universidades estaduais e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e tem como objetivo fazer uma triagem de demandas de organizações públicas e privadas que precisam desenvolver métodos de análises ou gerar dados científicos em diferentes segmentos produtivos e áreas do conhecimento.

Ao todo, são 96 laboratórios multiusuários localizados em Curitiba e mais de 30 cidades do interior paranaense. Depois de registradas as solicitações no formulário online simplificado, as equipes das instituições que dispõem das estruturas necessárias para atender as demandas irão informar aos solicitantes os valores dos serviços tecnológicos ofertados.

Em junho deste ano, o Estado anunciou investimento da ordem de R$ 4,4 milhões para fortalecer a Rede de Infraestrutura Multiusuária de Pesquisa do Paraná (RMIPP), que reúne laboratórios para pesquisas científicas e tecnológicas das instituições estaduais de ensino superior e do Tecpar. Os recursos são do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico e serão aplicados na modernização dos espaços físicos e equipamentos.

A rede de laboratórios multiusuários atende diretrizes previstas no Programa Paraná Mais Ciência, no âmbito do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, que prevê a implantação de ambientes para promover soluções científicas e tecnológicas, com foco no desenvolvimento econômico e social paranaense. O intuito é proporcionar um suporte especializado para estudos científicos e facilitar a utilização e o compartilhamento dos laboratórios de forma interinstitucional e integrada, ampliando as atividades de pesquisa nas instituições envolvidas.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, destaca a infraestrutura de pesquisa científica paranaense. Segundo ele, o Paraná conta com uma rede de laboratórios bem distribuída por todo o território estadual, com equipamentos modernos para estudos, ensaios, experimentos e validação de metodologias, assim como emissão de laudos técnicos.

“Esses espaços estão disponíveis para utilização de agentes produtivos de diversos portes e segmentos, para estimular a economia local e regional com base no conhecimento”, afirma.

REDE – A rede envolve as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar), além dos espaços de pesquisa localizados no Tecpar.

Serviço:

Prestação de serviços tecnológicos em laboratórios

Formulário: Solicitação de serviços tecnológicos