Governo nomeia 14 servidores para reforçar Sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior 10/11/2025 - 16:00
O Governo do Paraná empossou nesta segunda-feira (10) um grupo com 14 agentes profissionais no quadro de servidores da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). São oito administradores, duas economistas e quatro profissionais de Tecnologia da Informação aprovados no concurso público realizado em 2024, que passam a reforçar a capacidade técnica da pasta responsável por impulsionar a geração de conhecimento, a pesquisa aplicada e a excelência da educação superior paranaense.
Os novos servidores se somam aos 22 profissionais que tomaram posse entre abril e julho deste ano. O objetivo é fortalecer ainda mais a estrutura que viabiliza o suporte estratégico e operacional ao Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, composto por sete universidades, a Fundação Araucária, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Sistema de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec).
Nesse cenário, a atuação dos agentes profissionais nas diferentes funções é fundamental para apoiar as instituições estaduais de ensino superior e fomentar os ecossistemas de inovação, como parques tecnológicos e hubs de pesquisa, essenciais para o avanço econômico e social do estado. A nomeação de servidores de carreira demonstra um investimento do governo estadual no aprimoramento do setor público e na qualidade dos serviços prestados à população. Atualmente, a Seti conta com 42 servidores efetivos.
Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, em exercício, Jamil Abdanur Júnior, a cerimônia simboliza o início de uma missão de grande relevância para o estado. “Esta posse vai além de uma formalidade, marcando o começo de um compromisso genuíno com a sociedade e com os princípios que fundamentam o serviço público”, afirmou o gestor. “É importante que a atuação de todos os servidores seja guiada pela ética, pelo foco no interesse coletivo e pela busca constante em servir com excelência”.
Durante a cerimônia de posse, o administrador Guilherme Rodrigues Cavet enfatizou o compromisso com a missão institucional. "Passar no concurso não é o ápice da vida, mas o começo de uma fase onde o estudo se torna obrigação cotidiana de quem toma decisões que afetam instituições e pessoas, convertendo mérito pessoal em trabalho coletivo por um Estado mais inteligente e preparado para o futuro", declarou o servidor recém-empossado.
Os 14 novos servidores públicos integram agora o Quadro Próprio do Poder Executivo do Estado do Paraná (QPPE) e ao longo desta semana, antes de assumirem os postos de trabalho, passarão por uma capacitação para conhecer os principais programas e projetos desenvolvidos pela Seti. Eles serão lotados na Diretoria-Geral, nas diretorias de Ciência e Tecnologia e de Ensino Superior, na Unidade Executiva do Fundo Paraná (UEF) e nos núcleos setoriais Administrativo (NAS), Fazendário (NFS) e Recursos Humanos (NRHS).












































































