Governo recebe antigo Fórum de Jacarezinho para sediar a Universidade do Norte do Paraná 11/04/2007 - 15:10

10/04/2007
As instalações da Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – vão ocupar o antigo Fórum da Comarca de Jacarezinho. Isto será possível graças à formalização de um termo de cessão de uso do antigo Fórum pela Justiça do Paraná ao Governo do Estado, nesta terça-feira (10), no Palácio da Justiça, em Curitiba.
“É um passo de grande importância para a consolidação de nossa universidade na região Norte do Estado. Este ato demonstra a união dos poderes Executivo e Judiciário em favor da educação, que é um bem comum dos paranaenses”, disse a secretária de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, após a solenidade.
O documento foi assinado pelo vice-governador Orlando Pessutti, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Antonio Vidal Coelho, e pelo reitor da UENP, dom Fernando José Penteado, bispo de Jacarezinho. Também participaram da solenidade o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Lopes de Noronha, o diretor geral da Secretaria da Fazenda, Nestor Bueno, o presidente da Câmara Municipal de Jacarezinho, José Isaías Gomes, além de prefeitos, diretores das faculdades, professores e demais convidados.
Para o reitor da Universidade do Norte Pioneiro, a destinação dada ao antigo edifício do Judiciário representa um avanço, que “será renovado pela juventude e os novos compromissos que o Norte Pioneiro irá realizar”, disse Dom Fernando José Penteado, ao agradecer ao presidente do TJ e ao Governo do Estado “por terem se mostrado tão atentos a esse sonho do Norte Pioneiro”.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça, Antonio Lopes de Noronha, que é nascido em Jacarezinho, o ato é um “testemunho de que as faculdades estaduais estão empenhadas em transformar essa região do Paraná. A cessão do prédio do antigo Fórum de Jacarezinho à Universidade representa a oportunidade de novas realizações”, concluiu.