Governo retoma negociação para acabar com greve nas universidades 17/09/2012 - 17:00

Os secretários da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e da Administração e Previdência, Jorge de Bem, realizaram nesta segunda-feira (17) reunião com os reitores e diretores das universidades estaduais para estudar propostas de melhorias na carreira dos agentes universitários.

Os secretários atenderam pedido dos membros da Associação Paranaense das Instituições do Ensino Superior Públicas (Apiesp) para retomar as negociações, interrompidas quando a categoria entrou em greve apesar de acordo feito na última reunião do governo com os sindicatos que representam os servidores técnicos das universidades.

De acordo com o secretário Alípio Leal, a medida demonstra o interesse do governo e dos dirigentes das instituições estaduais de ensino superior em buscar soluções e encaminhamentos que possam trazer mais avanços para a categoria dos agentes. Ele considera que a decretação da greve pelas entidades representantes dos servidores, rompendo o processo de negociação, não foi a melhor atitude a ser tomada em defesa dos interesses da categoria.

Na opinião do secretário, “no momento em que nos esforçamos para reconstruir a carreira que foi declarada inconstitucional pela Justiça devemos ter clareza de que as intransigências em relação a prazos de negociação não podem se sobrepor aos verdadeiros interesses de nossos agentes universitários, respeitados, naturalmente, as limitações constitucionais, legais e orçamentárias para evitar erros e frustrações”.

Logo depois da reunião, a Apiesp emitiu nota oficial marcando para esta terça-feira, dia 18, a apresentação das propostas aos sindicatos. A reunião será feita em Foz do Iguaçu. A seguir, a nota na íntegra.

INFORME APIESP
“Conforme acordado na semana anterior entre os comandos de greve e os integrantes da Apiesp, nesta segunda feira os Dirigentes Institucionais (Reitores e Diretores) estiveram reunidos com os Secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e da Administração e Previdência, Jorge de Bem, discutindo a possibilidade de melhorias na Carreira dos Agentes Universitários das IEES.
Após ampla discussão e considerando as proposições apresentadas à SETI, via documento, pelos Sindicatos e pelas Pró-Reitorias de Recursos Humanos, foram promovidos ajustes na proposta apresentada pelo Governo. Os resultados dos entendimentos havidos serão levados ao conhecimento dos Comandos de Greve pela APIESP em reunião nesta terça-feira, em Foz do Iguaçu, às 15h.”