Grupo de química estuda tecnologia para estações de tratamento de esgoto 14/08/2019 - 15:11

O Grupo de Química Analítica Ambiental e Sanitária da Universidade Estadual de Ponta Grossa (QAAS/UEPG) foi comtemplada com o edital da SANEPAR para implementar uma promissora tecnologia destinada às estações de tratamento de esgoto. A pesquisa é desenvolvida pelo professor e Diretor de Gestão Ambiental, Sandro Xavier de Campos e pelo aluno de doutorado, Cléber Pinto da Silva.

A tecnologia é voltada ao pós-tratamento de reatores anaeróbios utilizados pela SANEPAR, uma das empresas responsáveis pelo início e profusão dessa prática. O processo ocorre por meio de dupla filtração (DF) em pedregulho e areia, e tripla filtração (TF) em pedregulho, areia e carvão ativado. De acordo com o professor Sandro Xavier de Campos, “apesar de muitas vantagens, esses reatores apresentam a desvantagem de necessitarem de pós-tratamento, logo que, o efluente tratado não se enquadra nos padrões estabelecidos pela legislação ambiental de lançamento de efluentes, principalmente quanto a remoção de microrganismos patogênicos e de nutrientes eutrofizantes, como fósforo e nitrogênio”, explica.

Os trabalhos realizados até o momento em instalações piloto construídas em estações de tratamento de esgoto da SANEPAR de Irati (Rio da Antas) e Ponta Grossa (Gertrudes) tem mostrado ótimos resultados. Para Campos, a pesquisa é promissora, visto que “a recuperação e reutilização do efluente é a preocupação de vários estudos ao longo das últimas décadas, cujo principal objetivo é avaliar tratamentos eficientes em atender critérios de qualidade para disposição final e reuso”.

Conforme o professor, os resultados obtidos revelam que o efluente após passar pelos tratamentos de DF ou TF poderia ser utilizado para reuso agrícola, agrícola restritivo, represamento, represamento restritivo, ambiental, industrial e reabastecimento de águas subterrâneas (reutilização não potável), de acordo com as recomendações do Manual de reuso de água da EPA (2012).

“Apesar dos resultados terem sido muito promissores ainda existe a necessidade de investigar a remoção de diferentes contaminantes emergentes, formação de subprodutos de desinfecção e estudos de toxicidade para que se possa cumprir a exigências da Resolução CONAMA 430/2011”, afirma Campos.

A continuidade dos trabalhos utilizando DF e TF no pós-tratamento de efluentes de reatores anaeróbios operados pela SANEPAR permitirão a aplicação do sistema em escala real com a possibilidade de se obter uma tecnologia inovadora e econômica para o reuso de águas.