HU da Unioeste inaugura cinco novas alas e setores nesta quinta 16/11/2017 - 13:09
O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) inaugura, nesta quinta-feira (16), o Serviço de Verificação de Óbitos de Cascavel (SVOR), a Ala G2, a Agência Transfusional, a UTI Pediátrica e o Pronto Socorro (primeira etapa da ampliação). O investimento para construção das cinco alas e setores foram cerca de R$ 3,8 milhões. O evento acontecerá em frente ao SVOR.
Fundado em 1989 e transformado em HU em 2000, o HUOP realiza cerca de 57 mil consultas ambulatoriais anualmente atendendo uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas. Com 215 leitos, o hospital faz cirurgias eletivas e de urgência.
Os serviços hospitalares prestados pelo HUOP são gratuitos e referência regional nas áreas de gestação de alto risco, traumatologia, cirurgia vascular e neurologia.
SVOR (Serviço de Verificação de Óbitos Regional)
O Serviço de Verificação de Óbitos Regional conta com a sala de verificação de óbitos; com uma câmara fria, macas e demais ferramentas para execução das necropsias e autópsias.
Por intermédio do Governo do Paraná e Unioeste, o HUOP possui o credenciamento do Ministério da saúde, tornando-se assim um dos 46 SVO’s espalhados pelo Brasil. Segundo o principal idealizador do projeto, o médico patologista Sérgio Nascimento Pereira, esse tipo de serviço no HUOP é de fundamental importância. “O HUOP é uma das quatro regionais que possui esse atendimento e essa conquista é o resultado de muita luta”. O SVOR atenderá 85 municípios da região Oeste e Sudoeste do Paraná.
Agência Transfusional
A implantação da Agência Transfusional, dentro do HUOP, próximo às alas, permitirá que o transporte de bolsas de sangue, para atendimento aos pacientes internados e que necessitam de transfusão, seja mais rápido. A sala utilizada para esse serviço conta com área de 33 m², e passou por reformas para adaptações elétricas, hidráulicas e de estrutura.
Enfermaria Geral 2 (Ala G2)
A ala G2 funcionará como enfermaria de clínica médica e cirúrgica, com capacidade de atendimento para 30 leitos, em uma área de 455,65 m².
UTI Pediátrica
A nova UTI Pediátrica conta com cinco leitos, equipados com a mais alta tecnologia para o cuidado de pacientes. Ela atenderá a demanda de toda macrorregião encaminhada ao HUOP, nas mais diversas especificidades.
Pronto Socorro (primeira etapa da ampliação)
O novo Pronto Socorro do HUOP contará com 26 leitos, ambulatórios e salas de observação.
Núcleo de mama
O Núcleo de Mama é oriundo de uma emenda parlamentar da então Deputada Federal, Cida Borghetti. O Mamógrafo permite a biópsia de micro lesões impalpáveis e a confirmação dos cânceres iniciais da mama. Resultando em uma excelente possibilidade de cura para os pacientes. Este serviço até então não disponível na região via sistema SUS.
O núcleo terá por objetivo a recepção dos casos suspeitos de câncer detectados nas mamografias de rotina em toda a macrorregião, para efetuar as biópsias com a tecnologia dispostas neste aparelho.