HU de Londrina comemora aniversário e recebe R$ 2,3 milhões do Governo do Estado 01/08/2008 - 18:27

Nesta sexta-feira (1º), data em que o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina comemora seu 37º aniversário de fundação, o Governo do Estado repassou para instituição cerca R$ 2,3 milhões para infra-estrutura e pesquisa na área de saúde. A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Fundo Paraná, repassou R$ 1,1 milhão; enquanto a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), destinou R$ 1,2 milhão para as conclusões das obras do pronto socorro do HU.
A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinou os convênios e visitou as obras do hospital, em Londrina, Norte do Paraná. Também estiveram presentes os secretários Gilberto Martin, da Saúde, e Julio César de Souza Araújo Filho, de Obras Públicas.
“Só os grandes estadistas têm a coragem de investir em educação e ciência e tecnologia”, disse a secretária Lygia Pupatto, durante a cerimônia de assinatura dos convênios, ressaltando o extraordinário trabalho realizado pelo HU, tanto no ensino e pesquisa quanto no atendimento a população e o respeito que o governo tem pelo o hospital. Lygia falou que o grande paradigma da universidade no século XXI é estar presente na comunidade, atuando na solução dos seus problemas.
O diretor geral do HU, o médico Francisco Eugenio Alves, falou do compromisso que o hospital tem, de ser um instrumento nesta gestão pública de governo, tanto na área de ciência e tecnologia quanto no ensino superior, e agradeceu os esforços do governo do Estado para as ações executadas. “O HU tem o compromisso de formar profissionais na área de saúde e ainda é um grande prestador de assistência e referência na área de saúde”, disse o diretor.
Para o reitor da UEL, Wilmar Marçal, o HU se consolidou ainda mais como referência médica, seja preventiva ou terapêutica. Segundo ele, “os benefícios repassados abrangem uma população que necessita dos serviços de saúde e bem estar; no campo acadêmico esses recursos ampliam conhecimentos e fortalecem o olhar social da universidade com a comunidade”, falou.
Convênios
Os convênios assinados são para a  Implantação da Unidade de Transplante de Medula Óssea – Fase II no valor de R$ 668.320,00, visando à aquisição de equipamentos, materiais permanentes e insumos necessários, a fim de qualificá-la como um serviço de referência para integrar a Rede Paranaense de Terapia Celular. A Construção do Centro de Fisioterapia Aquática do HU da Universidade Estadual de Londrina - 2ª Etapa terá recursos no valor de R$ 250 mil para iniciar os atendimentos à sociedade, possibilitando assim a melhoria na qualidade de vida e funcional dos pacientes atendidos no Setor de Fisioterapia. Para a Implantação de um Banco de Olhos no HU da Universidade Estadual de Londrina – Fase 2 serão destinados R$ 71.352,00, visando proporcionar a melhoria da qualidade dos tecidos oculares e a oferta de tecido escleral para enxertos, bem como possibilitar o desenvolvimento de pesquisas com olhos humanos, desenvolvendo estudos referentes à patologias córneas e à capacitação de alunos de graduação e médicos residentes.
As Secretarias Estaduais de Obras Públicas e Saúde, destinaram cerca de 1,2 milhão para as conclusões das obras do pronto socorro do HU.