Hemocentro de Maringá é o único serviço de hemoterapia público do Paraná com certificação ISO 9001 06/05/2021 - 10:18

O Hemocentro Regional de Maringá, serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), confirmou recentemente a manutenção da certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) com base na Norma ISO 9001. A certificação foi realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, após a análise da auditoria externa realizada remotamente em fevereiro. A documentação de confirmação da recertificação só foi divulgada no final de abril, e o serviço atingiu 100% de conformidade.O Hemocentro foi o primeiro serviço de Hemoterapia público e o único até o momento a ser certificado no estado do Paraná.

Realizada anualmente, a auditoria examina o cumprimento das boas práticas determinadas na gestão da qualidade da instituição.  O processo foi acompanhado por TatianaTakahashi Higa e Sandra Schiller, membros da equipe de qualidade e por  Márcia Momesso, diretora do Hemocentro.

A primeira certificação foi concedida à instituição em 2011, data em que o serviço modernizou os processos e readequou as rotinas para fornecer produtos e serviços capazes de atender às necessidades dos doadores e pacientes e aos requisitos legais vigentes. Nos anos seguintes, o foco da equipe de profissionais concentrou-se na análise de risco, em oportunidades de melhoria e alinhamento das estratégias.

A equipe de qualidade acredita que a auditoria remota foi uma boa alternativa para não descontinuar todo o processo, apesar de demandar um esforço maior no seu planejamento, necessitar de mais tempo para realizar upload e compartilhar arquivos, além de capturar imagens por diversos dispositivos. A experiência foi muito satisfatória e os profissionais conseguiram demonstrar e evidenciar todos os processos realizados.

O auditor, Victor Murahovschi, em seu relatório ressaltou aspectos positivos que demonstram a efetiva manutenção do sistema de gestão, entre eles, o comprometimento de toda a equipe com as sistemáticas estabelecidas no SGQ, a análise crítica pela alta direção, a auditoria interna e o gerenciamento dos indicadores.

“O nosso certificado completou 10 anos. Isso demonstra o cuidado e o comprometimento da equipe com o SGQ, maturidade da instituição em fornecer produtos e serviços melhores, com informações disponíveis e transparentes”, ressalta Márcia Momesso. Para ela, a manutenção da certificação principalmente num período tão difícil como a pandemia, com tantos desafios e mudanças tem um significado muito importante, pois evidencia que o Hemocentro está cumprindo o seu papel dentro da Hemorrede, seguindo ferramentas modernas, com o objetivo principal de prevenir falhas e atender sempre melhor toda população.

Há 28 anos, o Hemocentro presta assistência à rede de saúde na área de hematologia e hemoterapia, suprindo as necessidades de sangue, hemocomponentes e hemoderivados. Destaca-se pela inovação e pela qualidade de seus serviços, atuando em Maringá e na Macrorregião IV, que compreende 28 municípios da 15ª Regional de Saúde.