Hospital Universitário do Oeste realiza exames de mamografia gratuitamente 01/10/2021 - 17:31

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) realiza exames de mamografia gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o mês de outubro, na esteira do Outubro Rosa, o hospital oferecerá os exames também em horários alternativos, no período da noite nos dias 18, 19 e 20 de outubro, das 19h às 21h, e nos demais dias das 13h às 17h.

O mês de outubro é dedicado à conscientização da importância da prevenção do câncer de mama, uma das maiores causas de mortalidade entre as mulheres. O exame é indicado para mulheres acima de 40 anos, e deve ser repetido no intervalo de 1 a 2 anos para aquelas que não possuem histórico familiar de câncer de mama.

A mamografia no Huop, feita por livre demanda, pode ser agendada através do telefone (45) 3321-5189, ou diretamente no Centro de Imagens do hospital.

O resultado é disponibilizado dentro do período de cinco dias, e se houver alguma alteração a equipe ainda pode solicitar novos exames para complementar o diagnóstico, como ultrassom ou ressonância, que também são feitos no hospital.

OUTUBRO ROSA – O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997, nos Estados Unidos, e foi instituído no Paraná por meio da Lei nº 16.935/2011. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato, evitando mortes pela doença.