II Encontro Nacional de Coordenadores de Comunicação firma ações de fortalecimento da Abruem 17/04/2009 - 18:00

Com programação paralela ao Fórum Nacional de Reitores da Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), que acontece até sábado (18/04) em Foz do Iguaçu, o II Encontro Nacional de Coordenadores de Comunicação das Universidades Estaduais e Municipais (Focco) recebe, nesta sexta-feira (17/04), o jornalista Jorge Duarte, que fará uma conferência sobre comunicação pública. Estudioso da comunicação institucional no Brasil, Duarte é assessor da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Durante a tarde, o assessor de comunicação da Universidade de São Paulo, Jorge Quiroz, que também é membro da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), fará uma conferência sobre a importância das emissoras universitárias para as instituições de ensino superior. Além disso, o Focco dará continuidade a programação dos grupos de trabalho com relatos de experiências institucionais dos assessores.
De acordo com a assessora de comunicação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Susana Branco, as iniciativas do Focco são o início de um modelo a ser adotado pelas instituições de ensino superior. “Para a comunicação institucional ser bem sucedida, é importante que se elabore esse raio X de todas as universidades estaduais e municipais ligadas à Abruem”, destacou.
Segundo o assessor de comunicação da Universidade Estadual do Centro-Oeste, (Unicentro), Márcio Fernandes, o próximo passo do Focco é reunir um número maior de profissionais em todo o Brasil. “Em apenas meio ano de existência, nós quadruplicamos o número de instituições envolvidas”, ressalta Fernandes, para quem o Focco é uma ferramenta através da qual as ações da Abruem  podem ser ampliadas, contribuindo para o fortalecimento da instituição.