II Seminário de História da Fafipar começa amanhã 03/09/2008 - 11:12

A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) promove, de 03 a 05 de setembro, no auditório da Prefeitura Municipal de Paranaguá, o II Seminário de História da Fafipar (Semhis). O Semhis é um evento onde serão discutidos temas do Paraná e sua importância do Paraná para a sociedade contemporânea.
O evento será composto de palestras e apresentações culturais. Dentre os palestrantes, estão Geraldo Leão Veiga de Camargo, professor doutor de História da UFPR;  Nilson César Fraga, professor doutor da área ambiental da UFPR; e o jornalista Luiz Geraldo Mazza, da Folha de Londrina e Rádio CBN.
Os professores e o jornalista convidado farão palestras ligadas ao tema deste ano, “Paraná – Quem somos?”, termo criado por Romário Martins e Domingos Nascimento, que se preocupavam com a identidade do paranaense e sua sustentabilidade.

Local: Prefeitura Municipal de Paranaguá
Endereço: Rua Julia da Costa, s/nº, Centro, Paranaguá, Paraná, CEP: 83203-280.

Dia 03
18h – Credenciamento
19h – Cerimonial de Abertura do 1º dia
19h30 – “Fala Caiçara – Misticismo e Curandeiras” por Renato Caiçara
20h – Apresentação de Trabalhos (Espaço para dois trabalhos de 15 minutos cada)
20h30 – Palestra “Paranismo” por Geraldo Leão Veiga de Camargo
21h30 – Apresentação Musical “Tiago e Raul – Composições Próprias”

Dia 04
19h – Cerimonial de Abertura do 2º dia
19h30 – Documentário “As Muitas Faces de um só Paraná”
19h50 – Apresentação Cultural “Associação Cultural Nipo-Brasil de Paranaguá”
20h10 – Palestra “Contestado – A Guerra da Formação Territorial Paranaense” por Nilson César Fraga
22h10 – Apresentação Musical “Valdir e Tivico Cesário – Música Caipira de Raiz”

Dia 05
19h – Cerimonial de Abertura do 3º dia
19h30 – Documentário “Contestado” ou “Bento Cego”
20h – Apresentação de trabalhos (Espaço para 2 trabalhos de 15 minutos cada)
20h30 – Palestra “Paraná - Uma Questão de Identidade” por Luiz Geraldo Mazza
21h30 – Degustação de comidas e bebidas típicas do litoral e apresentação do grupo de Fandango “Flâmulos e Bonifrates”.