Inaugurado o Parque Tecnológico de Pato Branco
05/07/2016 - 14:30
Com uma área de 5 mil m², foi inaugurado na sexta-feira (1°) o Parque Tecnológico de Pato Branco. O espaço poderá abrigar mais de 30 empresas incubadas, além de laboratórios, módulos industriais, centro de convivência, setor administrativo e o Museu Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foram investidos no Parque cerca de R$ 8 milhões pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). Com os recursos liberados pelo Governo do Estado, por meio da Seti, foram adquiridos equipamentos de informática, mobiliário e um veículo.
O secretário da Seti, João Carlos Gomes ressaltou que os estados da região Sul se destacam em números gerais nos indicadores de parques tecnológicos quando comparados as outras regiões do país. “Este é mais um passo importante para o avanço da inovação e tecnologia em nosso estado. Com o Parque Tecnológico de Pato Branco, o Paraná passa a contar com sete parques tecnológicos em operação. E mais três estão em fase de implantação ou projeto. A Região Sul está evoluindo e o Paraná é destaque em número de parques em operação. Precisamos incentivar o desenvolvimento das ações para a consolidação e integração destes parques tecnológicos”, afirmou.
Além de parceiros locais, o Parque possui parcerias também com o Parque Tecnológico de Itaipu e o Parque Tecnológico Binacional Brasil-Argentina. As empresas incubadas poderão utilizar o local por até dois anos – período no qual dispõem, sem custos, da infraestrutura necessária para realizar as atividades, como energia elétrica, telefone, internet e equipamentos.
Incentivo – No mês de maio, o governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria da Fazenda (Sefa), começaram a definir estratégias que irão viabilizar a criação de um comitê gestor para a implantação do “Complexo Paranaense de Parques Tecnológicos”. O objetivo é o fortalecimento do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no Paraná e o avanço dos processos de cooperação entre o setor público, setor privado e as universidades.