Incubadas da UEL são destaque em evento de Ecoinovação 24/08/2017 - 08:49

Representantes da ONU Meio Ambiente, Embrapa e Sebrae selecionaram as empresas Agribela e Rhizotech, ambas em desenvolvimento na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel), ligada à Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC) da UEL, no Camp de Ecoinovação Agrotech, realizado de 18 a 20 de agosto, no Parque Ney Braga, em Londrina. O evento contou com painéis e debates com especialistas em áreas ligadas à pesquisa científica, empreendedorismo e meio ambiente.

A Agribela foi eleita pela banca julgadora como a startup com melhor potencial para o desenvolvimento de soluções que reduzam o impacto ambiental da cadeia de grãos. Já a empresa Rhizotech ficou em terceiro lugar. A fundadora das empresas, Gabriela Vieira Silva, levou como prêmio a participação na feira internacional de sustentabilidade World Efficiency Solutions, que será realizada em Paris, em dezembro próximo.

Lá a empreendedora deverá apresentar suas ideias a profissionais e investidores de todo o mundo. "Não tenho dúvidas de que esta participação trará muito conhecimento e maturidade. Encaro como uma representação das empresas brasileiras, especialmente as paranaenses incubadas na Intuel, no exterior".

Depósito de patente

Além destes destaques, na categoria "ideias"o vencedor foi Luiz Guilherme Lira de Arruda com a proposta de "Bico pulverizador para ultra baixo volume". Todo o processo de depósito de patente da tecnologia foi realizado pela Agência de Inovação Tecnológica da (AINTEC). Arruda ganhou a oportunidade de apresentar sua invenção na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, que será realizada em outubro, em São Paulo.